maremotriz2

421 palavras 2 páginas
ENERGIA MAREMOTRIZ existem diversas maneiras de se aproveitar a energia proveniente dos oceanos. a energia vinda das águas dos oceanos por meio da energia contida no fluxo das marés, nas correntes maritimas e nas ondas é classificada como limpa e autossustentavel. a energia maremotriz é uma forma de produção de energia proveniente da movimentação das águas dos oceanos,por meio da ultilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. ha também a energia proveniente das ondas, muitas vezes confundidas com a energia das marés. as ondas são geradas pelo vento que sopra em toda superficie do mar. a energia então é transferida do vento para o mar. dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia potencial: pela diferença de altura das marés, altas e baixas. energia cinética: correntes de água formadas pela maré. funciona de uma forma semelhante a uma hidrelétrica. uma barragem é construída formando um reservatório junto ao mar que coleta água da maré cheia até haver potencial sufieciente pra gerar eletricidade. a água passa pelas turbinas e é liberada na maré,movimentando uma turbina diretamente ligada a um sistema de conversão, gerando assim eletricidade. essa forma de geração de energia é usada principalmente no Japão, na inglaterra e no havaí - mas há usinas maremotrizes em construção ou em fase de planejamento na America do norte, na Europa e na Ásia. o Brasil apresenta condições favoráveis à implementação desse sistema em locais como o litoral maranhense. apesar disso ainda não há nenhuma usina maremotriz no Brasil.
Para a implantação desse sistema, é necessária uma situação geográfica favorável e uma amplitude de maré relativamente grande, que varia de local para local.
Portugal hoje é um país exemplar na produção de energia através das ondas: um inovador parque de energia de ondas do oceano atlantico foi inaugurado frente à costa norte do país e na sua primeira fase irá produzir energia elétrica suficiente para uma população

Relacionados

  • AnaliseTexto A Equacao Da Energia Limpa
    537 palavras | 3 páginas