marcroambiente social + tecnologico

1189 palavras 5 páginas
Analise Macro Ambiente Social
As Lojas x tem foco principal os consumidores da classe C, e Já é fato conhecido que essa é a classe social predominante no Brasil (figura A).
Pesquisas mais recentes comprovam que o segmento continua crescendo; a pesquisa “Faces da Classe Média” mostra que esse segmento do país era composto por 108 milhões de pessoas em 2013 (54% da população), com previsão de chegar a 125 milhões em 2023. O que representaria 58% da população”
Assim, a classe média é também a classe que mais movimenta e economia do país; em 2013 o segmento gastou mais de R$ 1,17 trilhãoemovimentou 58% do crédito no Brasil (ALVARENGA, 2014).
Estudos apontam algumas particularidades da classe C contemporânea. Os jovens classe C são muitas vezes os primeiros da família a concluir os estudos, somado a isso, as novas tecnologias e a acessibilidade a informação modificaram o papel deste dentro do núcleo familiar: “Os jovens da classe C, mais educados e conectados, são hoje os formadores de opinião na família e na comunidade”. (SAE, 2013).
A mulher classe C também tem grande autoridade dentro do núcleo familiar: “o homem dessa categoria tende a viver menos e as mulheres exercem mais responsabilidade sobre a família, têm mais autonomia socioeconômica e, consequentemente, de consumo”, diz Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Mídia e responsável pela pesquisa (SAE, 2013).
Conclui-se assim, que todo planejamento de comunicação da “Lojas x” deve considerar o jovem e a mulher da família como principal elo de comunicação com o núcleo familiar classe c. Os canais de compra online são concorrentes indiretos, e o jovem sempre conectado é um alvo fácil.
Partindo para a cultura de consumo, pesquisas comportamentais apontam que dentro desse segmento, o consumo de serviços e tecnologias prevalece sobre os outros tipos de produtos.O plano de saúde, a escola particular, são exemplos serviços que registram crescimento de consumo por esse segmento.
Em 2010, o número de usuários

Relacionados

  • Ética e Responsabilidade Social
    1192 palavras | 5 páginas
  • PIM IV UNIP
    17455 palavras | 70 páginas