Marcosmauricioreisalves

810 palavras 4 páginas
Marcos Mauricio Reis Alves
13.2.6289
Psicologia – EAD – 214
Professora – Sandra de Melo

1 - Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?

Resposta - E a partir do conhecimento da historia da psicologia que vamos entender que o passado e o futuro estão presente e conhecer as demais áreas do conhecimento humano, pela insaciável necessidade de termos em nos compreender 2. Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?

Resposta – Os gregos foram povos mais evoluídos daquela época, construção de novas cidades que geraram novas riquezas em forma de escravos para trabalhar nas cidades que geraram crescimento na arquitetura, agricultura e o avanço da física, geometria e na teoria politica com o conceito de criação da democracia. 3. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles?

Resposta – Sócrates falava que a principal característica que separa o homem do animal e a razão, pois o homem com a razão sobrepõem aos instintos já Platão falava sobre a matéria (corpo) onde se encontra a alma, quando alguém morresse o corpo desaparecia mas a alma ficava livre para outro corpo porem Aristóteles já acreditava que a alma não se desligava do corpo.

4. Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia?

Resposta – Santo Agostinho para ele a alma não era só a sede da razão, mas a manifestação divina do homem. A alma era imortal e faria ligação com Deus. São Tomas de Aquino foi buscar na teoria Aristotelica a associação entre essência e existência, que o homem em sua essência busca a perfeição em sua existência, ele buscava argumentos para justificar os dogmas da Igreja e monopolizava o estudo do psiquismo para isso.

5. Em qual período histórico situa-se a

Relacionados