marcos

Páginas: 5 (1243 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM DIREITO


MARCOS ANTÔNIO PINTO JÚNIOR




RESUMO CRÍTICO DO LIVRO ADVOGADO













Paripiranga
Dezembro de 2007

PUBLIFOLHA. Advogado. São Paulo: 1ª edição, série profissões, 2005.

A advocacia não é uma mera atividade profissional. Por outro lado, não é tarefa fácil definir a advocacia, pois atentativa de definição isenta invariavelmente frustra-se pelas influências humanísticas e políticas do conceituador que, inserido em uma determinada ordem jurídica, será tentado a ver a advocacia sob a ótica das leis que regem a atividade em seu país.
A profissão de advogado é controvertida. Muitos a elogiam e muitos a condenam. É, no entanto, a única que consta em nossa Constituição Federal, como um dospilares da Justiça e indispensável à sua administração.
Quem escolher a profissão de Advogado, deverá estar pronto para não ter reconhecida sua competência, mesmo “dando seu sangue” por uma causa – o cliente sempre achará que, afinal, era um direito dele! - e, não obtendo o sucesso esperado, saber que a culpa sempre será do Advogado, não importando a dificuldade da própriacausa e os elementos que a compõem. Portanto, terá que ter desprendimento.
Essa ignorância ou desconhecimento não deverá, no entanto, ser motivo de desgosto. Deve constar nas habilidades deste profissional o saber lidar com esta situação e sempre fazer o melhor. Haverá sempre as exceções que trarão a satisfação e o orgulho de ser um Advogado.
Não é de se negar quemuitos profissionais colaboram para a má visão que muitos têm do advogado, pois atuam irresponsavelmente, pensando apenas em obter lucros, sem se importar com a moralidade ou a integridade dos seus atos. Assim, no entanto, não interessa àqueles que tomam sua profissão, e a tudo, como a expressão da manifestação do que há de melhor em si, pois dentro da sua atuação profissional ou de suashabilidades em qualquer atividade, está à manifestação da própria vida.
Deste modo, é necessário que se defenda a honra e a importância da profissão de Advogado, o que é feito pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelos profissionais que a compõem é claro os honestos. Temos, pois, o Código de Ética, que orienta os imprudentes, não sendo tão necessário aos que cumprem com suas obrigações etêm dentro de si a compreensão e a consciência dos requisitos engrandecestes que são necessários à sua atuação. Estes, além de bons advogados, são bons homens.
A advocacia tem algumas características identificáveis que, devidamente alinhadas, consentem-nos compreendê-la adequadamente. Tais características são na verdade elementos do regime jurídico que rege a atuação e a pessoado advogado, e que diferenciam a advocacia das demais profissões, para firmá-la como uma das bases de proteção do Estado Democrático de Direito, por ser função essencial à justiça.
O advogado é o ser que traz ao mundo prático o ideal da aplicação estatal juridicamente convencida. É o advogado alguém que não tem poder estatal, mas tem ministério conferido pela Constituição, para provocar aJurisdição e fazer com que o Estado haja da forma que pretende aquele, pois que convence o Estado a tomar a decisão que reputa necessária e legal, o que, aliás, ocorre diariamente em nossos tribunais, nas manifestações do Estado-juiz, que profere decisões a mais das vezes precedidas de instrumentos de convencimento levados a efeito pela técnica jurídica de um advogado.
Os arts.133 e 134 da CartaMaior, em outra Seção que não a Advocacia Pública, assim expressa sobre os Advogados e os Defensores Públicos:
DA ADVOCACIA: Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Art. 134. A Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marcos
  • marcos
  • marco
  • Marcos
  • Marcos
  • Marco
  • Marco
  • marcos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!