Marcião

Páginas: 3 (559 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Marcião
O gnosticismo tornou-se forte influência na Igreja primitiva levando muitos cristãos da época como Marcião (160 d. C.) a ensinar sobre a cosmovisão dualista, premissa básica do movimento.Efetivamente, para os gnósticos, existem dois deuses: o criador imperfeito, que eles associam ao Deus do Antigo Testamento, e outro, bom, associado ao Novo Testamento.
Marcião um personagemdo segundo século que ousadamente defendeu ideias contraditórias ao consenso da maioria e que por esta razão acabou atiçando a ira dos detentores da verdade cristã.
Marcião (81-160) nasceu em Sinope, no Ponto, àsmargens do Mar Negro, filho do bispo cristão do lugar, o qual o expulsou, ainda que não saiba o real motivo. Rico dono de muitos navios. Transferiu-se para Roma por volta de 139, filiou-se àcongregação romana, destinando uma quantia volumosa em dinheiro às suas obra de benemerência.
Entretanto, seu esforço no sentido de fazer com que a Igreja romana voltasse ao que ele considerava o Evangelho deCristo e de Paulo resultaram na sua própria excomunhão, por volta de 144. Tendo a esta altura atraído muitos seguidores, fundou uma igreja separada.
Na história da literatura é limitado, devido àperda de seus escritos, ao passo que grande é a sua importância na história da teologia. Resta como fonte a seu respeito, os escritos de seus adversários: poucas linhas de seu contemporâneo JustinoMártir (1 Apol. 26,5; 58,1-2), que trataria dele de maneira bem mais detalhada em seu Sintagma contra as heresias.
Radicalizou o pensamento antilegalista de Paulo, considerado este o único apóstolo quemelhor entendeu a significação Evangelho. O Antigo testamento refere-se a um deus criador e legislador. Cristo revelou um Deus misericordioso, até então desconhecido. A cristologia marcionita eradocética, sendo o asceticismo a base da prática cristã.
O ponto de força de Marcião era a oposição paulina de Lei e evangelho, que ele reconduzia a dois deuses diferentes; mas não podia desconhecer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!