Marcha - Ato de Deambulção

3097 palavras 13 páginas
Marcha - Ato de Deambulação

Trabalho realizado no curso de Fisioterapia

Autora: Barbara Silva Bonet
Guarulhos - 2006

1. Introdução

O ato de deambular freqüentemente é denominado marcha. A marcha é uma atividade simples da vida diária e uma das principais habilidades do ser humano. Também denominada de "andar", esta atividade é comum a todas as idades, raças e gêneros. Desta forma, torna-se uma das mais importantes atividades realizadas pelo homem. Este ato incorpora vários princípios, termos e conceitos que são utilizados para reconhecer o que é considerado a “marcha normal”. O processo de compreensão do que é a marcha normal e como ela ocorre é essencial para qualquer profissional que pretende avaliar a marcha alterada.
A marcha envolve distintos padrões de movimentos estabelecidos por complexas estruturas neurológicas sincronizadas com as demais funções do aparelho locomotor humano.

2. Fases da Marcha

O ciclo da marcha divide-se em duas fases: a primeira de balanço e apoio e a segunda de dupla sustentação.

2.1. Fase de balanço
A fase de balanço é iniciada pela retirada do hálux e concluída com o toque de calcanhar. É o período de tempo em que o membro permanece no ar. Utilizando a terminologia tradicional do ciclo da marcha, podemos dividir a fase de balanço em: fase de aceleração, fase de balanço médio e fase de desaceleração. A fase de balanço constitui aproximadamente 40% do ciclo da marcha.

 Fase de Aceleração. O pé deixa o chão e se move anteriormente de uma posição ligeiramente posterior ao corpo para uma posição abaixo do corpo.
 Fase de Balanço Médio. Quando o membro esta sob o corpo.
 Fase de Desaceleração. À medida que continua a se mover anteriormente e reduz sua velocidade ao se preparar para outro toque do calcanhar, dizemos que esta na fase de desaceleração.

2.2. Fase de Apoio
A fase de apoio corresponde ao período de tempo que o membro permanece no chão. Durante a fase de apoio, várias funções

Relacionados