March Block e Lucian Febvre e a Nova História

702 palavras 3 páginas
March Block e Lucian Febvre e a Nova História

O historicismo está ligado ao positivismo, porém não pode se ver o historicismo como positivismo, pois na historiografia Comte apenas influencia alguns historiadores, como Leopold Van Ranke. Eles fazem histórias a partir de documentos escritos pelo governo , pois eles vão enxergar a verdade a partir deste contexto, afinal o historiador deve se colocar como neutro (não que haja uma forma de ser neutro) e estes documentos são as principais fontes históricas, que contam a verdade e está mais próximo desta.
Nem todos os historiadores são influenciados pelo positivismo, Gustav Doysen era um historicista que não era positivista e era influenciado por Hegel, além de lidar com a dialética.
Marc Bloch vai aparecer na historiografia contra o historicismo, pois os documentos escritos pelo Estado eram sim importantes, mas que também existiam outras fontes históricas que deveriam ser levados em conta. Lucian Febvre surge junto com Bloch como parceiro intelectual, trabalhando para mudar a metodologia historiográfica, propondo maior debate entre as áreas (Filosofia, Geografia, Biologia, Sociologia, etc.) e por fontes que não são apenas por documentos, mas com outras fontes também, como por exemplo a memória. A memória é muito importante, porém existe algumas problematizações, como por exemplo o indivíduo selecionar as informações da forma que lhe convém, sendo assim bastante subjetiva.
Marc Bloch não cria, mas lida com totalidade histórica propondo assim uma dialética com relações entre as partes que compõe o todo (isso é totalidade).
A totalidade histórica é o conjunto de relações das informações entre as partes constituintes do todo, o historiador tem que transitar nessa totalidade, abrindo uma dialética entre as partes. Não damos conta de explicar toda totalidade, mas devemos lidar com totalidade porque corremos o risco de isolar o objeto e não deixar com todo.
Na memória ainda, devemos considerar que as classes mais

Relacionados