MarceloAE

1995 palavras 8 páginas
Resumo
Em toda a estória do planeta, observamos que nunca aconteceu uma real preocupação com a preservação, sendo esta de cunho cultural ou ambiental. Todas as expedições tiveram um inicio puramente exploratório, onde o único pensamento era o acumulo de riquezas sendo eles naturais ou escravidão dos seus semelhantes. Este pensamento infelizmente continuo com o passar do tempo e na grande Revolução Industrial que começo na Inglaterra no século XVIII e no Brasil de 1760 a 1840, só aumentou a destruição ambiental.
Felizmente desda da década de 70 o Brasil tem desenvolvido programas e projetos, públicos e privados tentando conservar um dos mais ricos patrimônio da humanidade (biodiversidade Natural). Dentre os programas e projetos atualmente desenvolvidos para a conservação da fauna e flora brasileira estão o Projeto Tamar, uma das principais atividades de preservação marinha do mundo; o Projeto Quelônios da Amazônia, com o objetivo de proteger as tartarugas que ocorrem na Amazônia; o Programa Nacional de Florestas, que visa promover o desenvolvimento econômico em harmonia com a conservação das florestas brasileiras e o Projeto Caravana Ecológica, com o objetivo de combater o tráfico de animais silvestres, entre tantos outros exemplos.
Programa Nacional de Florestas
O Brasil figura entre os países mais importantes do mundo em termos de produção e consumo de produtos de origem florestal. A siderurgia, indústria de papéis e embalagens e a construção civil são exemplos de importantes atividades da economia brasileira que possuem uma grande dependência dos produtos floreais.
Com o intuito de preservar esse recurso, foi instituído, por meio do Decreto no 3.420 de 2000, o Programa Nacional de Florestas (PNF), instrumento de política ambiental criado pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso.
Constituído de projetos a serem executados de forma participativa e organizada pelos governos federais, estaduais, distritais e municipais e também a sociedade civil

Relacionados