Marcelo Rustici Bernat Equa o para aux lio no controle de estoques

7077 palavras 29 páginas
CONTROLE DE ESTOQUES – EQUAÇÃO PARA AUXÍLIO DA GESTÃO DE
ESTOQUES PARA INDÚSTRIAS DE PEQUENO PORTE
Artigo elaborado para a obtenção do título Pós-Graduação MBA em
Controladoria
Marcelo Rustici Bernat
Engenheiro mecatrônico, formado pela Universidade Bandeirante de São Paulo em 2008, com curso de atualização na área de custos pela Fundação Getúlio Vargas em 2010.
Atualmente trabalhando no departamento de Custos e Controladoria. Anteriormente já havia atuado como programador, técnico de hardware e software, designer web, editor de mídia audio-visual e negociador na área de cobrança do mercado de veículos leves e pesados.
Endereço: Rua Toriba, 257 – Vila Leme - São Paulo – São Paulo - CEP: 03191-130 Brasil - Tel: +55 (11) 3729-4318 - e-mail: mrbernat@gmail.com.
RESUMO
Com o crescente aumento da necessidade dos controles contábeis industriais, há também a necessidade de se controlar físicamente os materiais para que as contas contábeis representem fielmente a realidade da empresa. Nos estoques de materiais produtivos essa necessidade é uma realidade e, para tal, foi desenvolvido este artigo com a pretensão de auxiliar os controladores de estoques e evitar as paradas de linhas de produção, que acabam causando um grande prejuízo nas empresas em que ocorrem. Consultando brevemente algumas informações importantes, tais como o controle dos estoques, pontos de recompra, divisão e caracterização dos itens em estoque, é possível se deduzir uma equação matemática que, se aplicada, ajudará a identificar pontos fortes e fracos na administração dos estoques e, com isso, corrigir ou aprimorar as técnicas já utilizadas para o controle dos estoques de material produtivo.
PALAVRAS-CHAVE:
Estoques, Controle de Estoques, Equação Matemática.

1. INTRODUÇÃO
Em grande parte das empresas há um comum chamado estoque. Este comum, por se tratar diretamente das mercadorias em questão, é uma das colunas de apoio que sustentará a empresa até o fim de sua existência.
O bom controle nos estoques é

Relacionados