Marcelaemax

340 palavras 2 páginas
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A bibliografia sobre os detritos radioativos é por demais extensas. Diversos aspectos, como o tratamento, a armazenagem, a legislação, os perigos de contaminação, a toxidez, o transporte, etc., destes resíduos já foram e continuam sendo estudados. Para que se tenha uma ideia mais clara do volume dos esforços que estão sendo feitos no campo dos detritos nucleares, basta dizer que, em 1977, foram aplicados, só nos Estados Unidos da América do Norte, cerca de 60 milhões de dólares na pesquisa e no desenvolvimento de métodos de tratamento, transporte e estocagem dos materiais imprestáveis gerados na indústria nuclear.

Oito conferencias internacionais foram patrocinadas pela Agencia Internacional de Energia Atômica, visando a facilitar a troca de informações sobre o rejeito radioativo.
Seus temas foram:
1959 - Armazenamentos dos Resíduos Radioativos
1962 - Tratamento e Armazenamento dos resíduos Radioativos
1965 - Tratamentos dos resíduos de Graus Baixo e Intermediário
1967 - Tratamentos dos resíduos Gasosos
1970 - Administrações dos resíduos de Graus Baixo e Intermediário
1972 - Administrações dos resíduos de Usinas de Reprocessamento
1976 - Administração dos resíduos Radioativos do Ciclo do Combustível Nuclear.

Além desses encontros científicos, o assunto ainda foi abordado em diversas conferências internacionais que trataram da energia nuclear, em um aspecto mais geral. Este é o caso, por exemplo, das Conferências Internacionais Sobre Usos Pacíficos da Energia Atômica, patrocinadas pela Organização das Nações Unidas, nas quais os resíduos radioativos sempre fazem parte do temário discutido.

Além dos trabalhos publicados em âmbito internacional, encontramos, nos relatórios elaborados pelos diversos centros de pesquisa nuclear espalhados pelo mundo, uma literatura riquíssima sobre os diferentes aspectos do problema dos rejeitos radioativos.

Dada essa imensa quantidade de material já publicado, torna-se difícil elaborar-se

Relacionados