Marcel Breuer

Páginas: 5 (1101 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014











Arquiteto Marcel Breuer
História da Arquitetura Moderna

Seminário 21/05/2014


Arquitetura e Urbanismo- 5º Semestre A





Biografia

O arquiteto e designer norte-americano Marcel Breuer de origem húngara foi um grande ícone na história da arquitetura moderna. Nasceu em 21 de Maio de 1902 em Pecs, Hungria.
Formou-se na primeira geração da Bauhaus emWeimar (primeira sede da Bauhaus), e começou a lecionar na escola no período de 1924 a 1928 (quando já estava instalado em Dessau).
Em 1937 imigrou para os Estados Unidos  e aí passou a trabalhar até o fim da vida, sendo considerado por alguns críticos um dos "últimos verdadeiros arquitetos funcionalistas". Nos Estados Unidos, trabalhou com seu ex-professor Mies van der Rohe, projetandoarranha-céus. A obra de Breuer pode ser completamente inserida no que costuma ser chamado International style. Aí também é nomeado diretor da faculdade de arquitetura da Universidade Harvard (sendo responsável pela formação de toda uma geração de arquitetos americanos, da qual pertenceu, por exemplo, Philip Johnson).
Breuer faleceu em Nova Iorque em 1981.




Seu TrabalhoEmbora Breuer seja mais conhecido pelo mobiliário que criou, ele se realizava mais intensamente quando atuava como arquiteto. O reconhecimento de seu trabalho na área, no entanto foi tardio. Apenas no meio dos anos 1940, seu escritório nova-iorquino passou a ser requisitado para realização de obras menores,como casas unifamiliares.
A partir da década seguinte projetos de maior escala surgiram, como é a casa do prédio da UNESCO (projetado junto a Nervi e Zehrfuss), em Paris, e do Whitney Museum of American Art em Nova York. Sua marca é o uso escultórico do concreto. Dos projetos de interiores, destaca-se a Master House, feita para Walter Gropius.
Marcel Breuer é uma lenda do design e da arquiteturamodernista. Mesmo vistas hoje suas obras mantêm a audácia e a perspicácia originais. Se no mobiliário ele desbravou o uso do aço tubular, do alumínio e da madeira laminada na arquitetura, explorou a arte por trás das formas além de ter influenciado de modo importante a organização dos ambientes comunais dos lares do século 20.

Centro de Pesquisa IBM
La Gaude,Var, França
1962 (adição 1968-1969)


Projeto de Marcel Breuer e Robert F. Gatje; Supervisão de Richard e Michel Laugier.

A forma geométrica do edifício um duplo ‘Y’ que abriga dois andares os laboratórios de pesquisa, administração, auditório, restaurante e café e mantém assim liberdade mantendo intacto o terreno natural. O prédio da IBM na França tem forma orgânica em planta.
Nota-se precisão da solução geométrica dafachada estrutural e o cuidado no desenho do pilar triangular vazado onde há transição de cargas, os pilares do térreo têm alturas variáveis para corrigir a inclinação do mesmo. A estrutura de todo edifício é de concreto aparente, e painéis pré-moldados que formam a característica do conjunto e permitem espaços livres internos e externos.
Uma adição foi feita em 1968-1969 próximo à colina, sob aestrutura original e isso deixou o projeto ainda maior.












Chamberlain Cottage House
Wailand, Massachusetts EUA.
1940
Projeto de Marcel Breuer e teve ajuda de seu companheiro Grupius.
Os acessos criam áreas de transição entre interior e exterior. O projeto se fez pensando em futuras ampliações realizadas posteriormente, por isso mostra flexibilidade.
Essa casa faz partede uma serie de projetos uni familiares, utilizando estruturas de sistemas construtivos pré-moldados. Utilizavam estruturas em madeira e pedra.
Em quase todos os projetos dessa época ele costumava utilizar a lareira para articular os espaços internos da casa. A lareira se torna o elemento focal do espaço de convivência, dividindo a grande sala em dois ambientes, um de estar e outro de jantar....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marcel Breuer
  • marcel breuer
  • Marcel Breuer
  • Breuer
  • Marcel
  • marcel
  • Marcel
  • Marcel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!