Marcas Mundiais

Páginas: 20 (4978 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013


A história
Tudo começou em uma tarde quente de 1886 quando John Styth Pemberton, um farmacêutico da cidade de Atlanta, criou uma bebida, a qual batizou de “tônico para o cérebro”, que se tornaria um grande símbolo americano no mundo. Da mesma forma que outros inventos mudaram a história, a criação de Pemberton foi motivada pela simples curiosidade. O farmacêutico, que adorava manipularfórmulas medicinais, ao pesquisar um medicamento para amenizar dores de cabeça no porão de sua modesta casa criou uma mistura líquida de cor caramelo que incluía extrato de noz de cola, um estimulante com alto teor de cafeína e também extrato de folhas de coca.
Imagine uma marca que esteja em todos os lugares do planeta. Uma marca conhecida por 99,9% da população mundial. Que dificilmente alguém nuncacomprou. A COCA-COLA tem consumidores do Tocantins ao Timor Leste. No mais remoto local deste planeta, você será capaz de achar uma. Além disso, pode ser encontrada desde o mais requintado ambiente até o mais simples estabelecimento comercial. Esta é a democrática COCA-COLA.
A data oficial do nascimento do produto foi exatamente no dia 8 de maio de 1886. Nos primeiros anos foram vendidosaproximadamente 9 copos (237 ml) por dia. Infelizmente, Pemberton era mais inventor do que um bom homem de negócios. Sem ter a menor ideia que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, em 1891 vendeu a fórmula para o também farmacêutico Asa Griggs Candler, por aproximadamente US$ 2.300. Candler tornou-se o primeiro presidente da empresa e o primeiro a dar real visibilidade ao negócio e amarca. Asa Candler, um vendedor nato, transformou a COCA-COLA de uma simples invenção em um grande negócio. Descobriu formas criativas e brilhantes de apresentar a nova bebida: distribuiu cupons para incentivar as pessoas a experimentarem o produto e abasteceu os farmacêuticos com canetas, relógios, balanças, abajures, cartões e calendários com a marca COCA-COLA. A promoção agressiva funcionou: amarca estava em todos os lugares. A popularidade do refrigerante exigiu novas formas de apresentações que permitiram a mais pessoas apreciarem esse líquido refrescante.





A história
A história de uma das marcas de achocolatados mais conhecidas e consumidas do mercado brasileiro começou em 1916, depois que a família do imigrante espanhol Pedro Erasmo Santiago perdeu toda a plantação decacau em Porto Rico por causa de um furacão que varreu a ilha caribenha. Pedro então imigrou para os Estados Unidos, e em pouco menos de quinze anos, passou de lavador de banheiros a próspero empresário do ramo alimentício. Foi quando ele adquiriu os direitos de utilização da marca TODDY para a América do Sul e lançou em 1928 um achocolatado no mercado argentino, onde havia instalado uma fábricapara a fabricação do produto. Com isso, ele criou um produto que tinha as características de duas bebidas: a escocesa “Toddy”, muito apreciada no inverno, feita à base de mel, creme de leite, gema de ovo e uísque; e a caribenha “Rum Toddy”, feita com melaço de cana, rum e cacau. O nome TODDY provém do inglês e significa “bebida quente e adocicada”. O novo produto foi assim batizado em alusão à idéiaoriginal de tomá-lo quente, como uma bebida reconfortante. Atualmente, entretanto, o produto é consumido tanto quente quanto gelado, dependendo da ocasião e do gosto do consumidor.
Pedro Santiago recebeu em 15 de março de 1933 a permissão do Governo Provisório de Getúlio Vargas para comercializar o produto no país, que foi o primeiro achocolatado em pó do mercado brasileiro. A lata de aço queacondicionava o produto aparecia nos anúncios da época, que comunicavam o apelo à saúde. Também realizou ações publicitárias inovadoras com marchinhas de Carnaval e utilizou até aviões para grafar com fumaça o nome do produto nos céus do Rio de Janeiro. Durante as próximas décadas, TODDY conquistaria um lugar de destaque nas mesas de café da manhã de milhões de brasileiro, apesar da forte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marca
  • Marcas
  • Marca
  • Marcas
  • Marcas
  • marca
  • Marca
  • Marca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!