: MARCAS DE ORALIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA.

1372 palavras 6 páginas
FACULDADE ATENEU / ACCESSU EDUCAÇÃO SUPERIOR
ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA I
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PROFESSORA: SOCORRO LEAL
ALUNA : ESTELA MARIA GOIANA BRAGA

MONOGRAFIA

TEMA: MARCAS DE ORALIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA.

PROBLEMA: POR QUE AS PRODUÇÕES DE TEXTO DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA APRESENTAM MARCAS DE ORALIDADE?

HIPÓTESE:

Devido à dificuldade do aluno não compreender a diferença da fala para a escrita, bem como a adequação da escrita ao gênero textual utilizado.

METODOLOGIA: ANÁLISE DE 20 REDAÇÕES

REFERENCIAL TEÓRICO

O trabalho refere-se ao tratamento da oralidade e da escrita e os processos de retextualização no âmbito dos gêneros textuais dissertativo-argumentativo

1) A oralidade escrita e letramento
O homem sempre teve necessidade de interagir, de se comunicar, de se expressar através de tudo que era possível. Por exemplo, o homem pré-histórico desenhava nas cavernas como forma de se expressar, sem saber que estaria perpetuando a comunicação pelo tempo. Sem saber que estava redigindo um verdadeiro documento de informações. Os textos escritos marcam a história da humanidade, possibilitando que cada nova geração conheça a História e as histórias das outras gerações que a antecederam. As narrativas orais e escritas, compõem um acervo de conhecimento rico e culturalmente diverso.
Todos têm direito de ter acesso aos conhecimentos acumulados historicamente e de conhecer contextos em que foram produzidos. O conhecimento da linguagem escrita nesse sentido é fundamental.
Um grande marco da humanidade foi com certeza, a invenção da escrita. Usos e funções para a escrita foram variando acompanhando as necessidades do homem de registrar suas memórias, de alcançar mundos não alcançados anteriormente pela palavra oral, de veicular idéias, de criar novas tecnologias e realidades. Sabemos que ao longo do tempo, devido a falta

Relacionados

  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas
  • Livro-Praticas de escrita para o ensino superior
    76835 palavras | 308 páginas
  • Manual De Direitos Humanos
    273547 palavras | 1095 páginas
  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas