Marcadores Cardíacos

Páginas: 6 (1312 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Marcadores Cardíacos - Troponinas e Mioglobina

As doenças cardiovasculares constituem um grave problema de saúde pública, pois correspondem a cerca de 50% de todas as mortes ocorridas no mundo e 1/3 desses óbitos ocorrem na faixa etária de 35 a 65 anos de idade. Elas têm ainda uma alta correlação com o grau de desenvolvimento do país e a sua prevalência é maior nos países industrializados.De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ocorrem no mundo cerca de 7,2 milhões de óbitos por ano devido à Doença Arterial Coronariana (DAC). Em 1996, somente nos Estados Unidos da América (EUA) 9,2 milhões de pessoas apresentaram sintomas relacionados com essa patologia e, incontestavelmente, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é a sua maior consequência.
Dessa maneira, éextremamente importante que o diagnóstico da DAC seja estabelecido o mais cedo possível para a definição de uma terapia adequada e melhoria da sobrevida dos pacientes.
Nos estudos sobre os marcadores deve-se conhecer os sítios fisiológicos de cada uma para evitar falsas interpretações diagnósticas, principalmente quando um marcador é originário de diferentes órgãos. É importante, ainda, conhecer o menortempo para o marcador se elevar na corrente sanguínea e o tempo que o mesmo leva para retornar aos valores de referência. Esse intervalo é denominado de "janela diagnóstica". É também importante saber o tempo que o marcador atinge o valor máximo no sangue.


1) O que são?

Marcadores cardíacos são substâncias liberadas no sangue quando há lesão cardíaca. A medida desses marcadores é usadapara diagnosticar, avaliar e monitorar pacientes com suspeita de síndrome coronariana aguda. Seus sintomas incluem dor ou sensação de pressão no tórax, náuseas e/ou falta de ar. Estão associados a infarto do miocárdio (Infarto Agudo no Miocárdio - IAM) e angina, mas podem ser observados com problemas não cardíacos. Aumento de um ou mais marcadores cardíacos pode identificar pacientes com SíndromeCoronariana Aguda (SCA), permitindo diagnóstico e tratamento rápidos.
A síndrome coronariana aguda é causada por uma diminuição súbita da quantidade de sangue (e oxigênio) que chega ao coração. Essa diminuição, chamada isquemia, é resultado de estreitamento ou bloqueio das artérias coronárias. Uma redução do suprimento de sangue para o coração pode causar angina (dor torácica). Quando o fluxo desangue é bloqueado, pode haver morte de células musculares cardíacas, desencadeando um infarto do miocárdio e substituição das células musculares cardíacas mortas por tecido cicatricial.
Dentre os marcadores cardíacos, temos os três clássicos: AST/GOT (Aspartato Aminotransferase/Transaminase Glutâmico-Oxalacética), LDH (Desidrogenase Láctica/Lactato Desidrogenase) e CK/CPK (Creatinoquinase/AdenosinaTrifosfato: Creatina N-Fosfotranferase); e os novos marcadores: Troponinas e Mioglobina, sendo apenas estes dois últimos pertinentes a esse trabalho.
A Troponina é uma proteína que pertence ao complexo do aparelho contráctil miofibrilar do sarcômero, isto é, o núcleo básico da parte contrátil da fibra muscular cardíaca, ligando-se ao filamento de actina, que regula a força e a rapidez da suacontracção. Existem três diferentes troponinas codificadas por três genes diferentes: Troponina C, Troponina I e Troponina T.
A Troponina I possui uma isoforma cardíaca, diferente da isoforma muscular. A Troponina I cardíaca, com 22,5 kDa possui uma sequência adicional de terminal-N e possui elevada especificidade para o miocárdio. A sua função consiste em inibir a interacção da actina com ascabeças de miosina.
A Mioglobina é uma hemoproteína de baixo peso molecular localizada no citoplasma celular, que está presente tanto na musculatura esquelética quanto na cardíaca. Tem algumas semelhanças com a hemoglobina, mas difere desta pois a globina comporta apenas uma única cadeia polipeptídica e porque o heme é formado por protoporfirina 9. É libertada muito precocemente na circulação em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marcadores cardiacos
  • Marcadores cardíacos
  • Marcadores cardiacos
  • Marcadores cardíacos da injúria miocárdica
  • Cardíaco
  • cardiaco
  • cardiaco
  • cardiaco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!