Marca: uma vantagem competitiva desenvolvida através das técnicas de branding.

Páginas: 18 (4270 palavras) Publicado: 30 de maio de 2011
1 INTRODUÇÃO

O intuito desse estudo foi o de compreender o diferencial competitivo das marcas diante das particularidades de consumidores e empresas, como fator diferencial para a construção da competitividade das marcas, ou seja, conhecer os mecanismos de Gestão de Marcas (Branding) utilizados na criação e fortalecimento das mesmas.

Averiguando dessa maneira, o quanto écomplexo desenvolver empresas, produtos e serviços que transcendam épocas sem o auxílio do poder diferenciador que suas marcas alcançaram no mercado.

Para realização, desse estudo foi utilizado como metodologia uma pesquisa de campo, através de questionário aplicado em 50 consumidores que freqüentam um dos shoppings de Aracaju, ponto comercial que essencialmente, vende marcas.Marca é bem mais abrangente que a sua representação gráfica. Uma empresa através de seu nome fantasia e da sua representação gráfica desenvolve a comunicação, a "promessa" de um produto, seu diferencial frente aos concorrentes que o faz especial e único.

Busca-se associar às marcas a uma personalidade ou uma imagem mental. Assim, pretende marcar a imagem na mente do consumidor, istoé, associar a imagem à qualidade do produto. Em função disto, uma marca pode formar um importante elemento temático para a publicidade. Possui vários níveis de significado, entre eles possuem também atributos e benefícios.

É fundamental entender que o conceito de marca é mais intangível do que tangível, pois o consumidor de determinada classificação demográfica tem sensações,experiências e percepções diferentes sobre a mesma marca em relação a outro consumidor classificado demograficamente na mesma faixa.

Já que a marca é associada a um conjunto de supostos benefícios conferido aos serviços e/ou bens adquiridos, na medida em que dá garantias aos consumidores sobre a sua qualidade. Isto permite praticar um preço "premium" acima do valor médio dos benefícios básicosfornecidos por um determinado produto.

Ela é mais que somente uma representação simbólica, que nos permite identificar uma entidade de modo imediato e simplificado. Pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode fazer referência a uma marca. Contudo em termos de negócios, se relaciona com a capacidade que um consumidor tem em reconhecer, identificar e diferenciarserviços ou produtos. (TAVARES, 1998).

Por isso cada vez mais observamos estudos sobre como gerir marcas através do branding, que é uma técnica possuidora de enumeras formas elucidativa necessárias para se criar e manter marcas de valor. Porém estudiosos descrevem que todos os métodos de se gerenciar uma marca não são suficientes se utilizados isoladamente.

Observamos que nopassado existiram marcas de sucesso, sem que essas técnicas fossem utilizadas. Tendo o talento intuitivo como chave de empresários que não utilizaram executivos de marketing e profissionais de comunicação, os quais hoje são responsáveis em realizar todos esses complexos movimentos através de teorias sobre Branding.

Todavia com o decorrer do tempo as coisas mudam e a cada dia fica maisdifícil alcançar o sucesso no campo das marcas. Sendo que, hoje se faz necessário uma abordagem mais profissional e qualificada centrada no marketing, esse um instrumento diferenciador na construção e manutenção das marcas.

Existem múltiplos modelos e possibilidades de nos comunicarmos, mas fundamentalmente levantar informações detalhadas e precisas, avaliar e propor soluções duranteo orquestramento do plano de comunicação é primordial na aplicação da gestão da marca. Criar um planejamento detalhado é essencial, justamente para se direcionar o rumo pretendido para se chegar ao público alvo.

2 CONCEITO E HISTÓRIA DAS MARCAS

A definição legal de marca pode ser encontrada na Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/97), sancionada pelo presidente da república...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vantagem competitiva
  • Vantagens Competitivas
  • VANTAGEM COMPETITIVA
  • Vantagem Competitiva
  • vantagens competitivas
  • vantagens competitivas
  • Vantagem competitiva
  • Vantagem competitiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!