Maramaramaramara

427 palavras 2 páginas
Democracia Liberal: Regime politico no qual os órgãos dirigentes são escolhidos através de eleições livres e em que os cidadãos têm garantido um amplo conjunto de direitos e liberdades.

Corporações: Organismos surgidos na Idade Média e que, nos regimes fascistas, representavam simultaneamente trabalhadores e empresários. Fundadas supostamente para evitar a luta de classes, as corporações eram, na prática, uma forma de eliminar sindicatos livres e o seu poder reivindicativo.

Chanceler: Cargo equivalente ou de primeiro-ministro.

Nazi (Partido): Designação simplificada do partido de Hitler, o Partido Nacional-Socialista dos trabalhadores alemães (em alemão, Nazionalsozialistiche Deutsche Arbbeiter Partei ou, em abreviatura NSDAP).

SS: Inicialmente a guarda pessoal de Hitler, os SS tornaram-se depois a principal força de polícia e de intervenção do regime Hitleriano, dirigindo, inclusivamente, os campos de concentração.

Weimar: Cidade da Alemanha onde foi elaborada a primeira constituição democrática desse país.

Anti-semitismo: Doutrina racista, defendida pelos Nazis, que considerava os Semitas uma “raça” inferior. Para os Nazis erradamente, os Semitas eram identificados exclusivamente com os Judeus.

Arianos: Conjunto de povos do ramo indo-europeu, pertencentes a uma mesma família linguística, dos quais, segundo os nazis, descendiam directamente os povos germânicos e escandinavos. Esta teoria Nazi é totalmente desprovida de fundamento científico.

Genocídio: Extermínio em massa de um grupo humano (com a mesma nacionalidade, a mesma origem étnica ou a mesma religião).

Estado Novo: Com esta designação, Salazar e os seus seguidores pretendiam dizer que se iniciava uma nova fase política dos países, oposta àquilo a que chamavam a “República Velha” (a 1º República).

Plebiscito: Votação dos eleitores, através de um sim ou de um não, sobre uma medida ou um conjunto de medidas propostas pelo governo.

Saldo das Contas Públicas: Diferença entre as

Relacionados