Marabaixo

Páginas: 3 (532 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
MANIFESTAÇÃO CULTURAL: MARABAIXO

Os navios negreiros que chegaram ao Amapá no século 18, por volta de 1758, trouxeram para o município de Mazagão 163 famílias negras do norte da África,fugidas dos conflitos entre cristãos e mulçumanos na região do Sudão, e para a capital, Macapá, escravos oriundos do Pará, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Maranhão. O objetivo era a construção daFortaleza de São José, marco histórico da capital do Estado, até então, apenas uma vila.
Estes africanos, apesar das adversidades do cativeiro, fizeram da música e dança uma maneiraeficiente de esquecer o sofrimento e a tristeza, resgatando a auto-estima do povo negro e reafirmando a sua identidade cultural. Sua música, repleta de imagens e sentidos de um passado distante, mitificado,seria re-elaborada a partir das referências locais, advindas, sobretudo, do catolicismo popular. O Marabaixo, expressão maior deste encontro, reúne os aspectos lúdicos, religiosos e transgressores quetranspõem os limites entre o lícito e o não lícito, entre o sagrado e o profano.
O nome “Marabaixo” surgiu quando um poeta negro que vinha em uma viagem ficou doente e faleceu. Como nãopoderiam enterrá-lo, seus companheiros resolveram jogar seu corpo mar a baixo. Seguindo viagem para o Brasil, prometeram que quando avistassem a terra firme fariam uma homenagem ao amigo. Em terra,fizeram uma batucada cantando e dançando em passos curtos, pois seus pés estavam acorrentados, mas tinham muito gingado no corpo.
A música do Marabaixo é composta de cânticos, que são chamados“ladrões”. Isto porque, durante sua execução, um participante “rouba” a “deixa” do outro e, a partir do mote roubado, de forma improvisada, compõe um novo verso.
O tambor, chamado caixa deMarabaixo, foi adotado como símbolo da tradição. Pode ser tocado em diversos tempos e ritmos, denominados “dobrados da caixa”, conforme o ritmo do canto.
Os praticantes festejam durante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marabaixo
  • Marabaixo
  • MARABAIXO
  • os ladroes do marabaixo
  • Annales marabaixo
  • Historia do marabaixo
  • Batuque no marabaixo
  • raizes do marabaixo e a criação da união dos negros do amapá

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!