Maquinas frigoríficas

Páginas: 12 (2807 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2011
Máquinas Frigoríficas

Licenciatura em Engenharia Industrial

Resumo: Neste trabalho vamos falar sobre Maquinas Frigorificas, o seu funcionamento, a sua constituição, a sua representação gráfica, bem como a comparação de maquina real com a maquina ideal para conseguirmos reconhecer uma e outra. Vamos demonstrar os processos termodinâmicos envolvidos no ciclo prigorifico e no ciclo real, ciclode Carnot. E por vamos ver quais são as principais características dos fluidos frigorigéneos e também saber quais são os mais utilizados no mercado de trabalho. Palavras-Chave: Maquinas Frigorifico; Calor; Trabalho; fluidos frigorigéneos; 1. O que é uma máquina frigorífica (frigoríficos e/ou bombas de calor)? 1.1 . Máquina Motora Uma máquina motora ou motriz, transforma calor em trabalho, isto é,através da diferença de temperaturas, vai existir transferência de calor da temperatura mais alta para a mais baixa, tentando existir um equilíbrio térmico entre elas. Entre essa transferência de temperatura, trabalho do calor, coloca-se uma máquina motriz, que irá transformar a variação de temperatura em trabalho.

Fig.1 – Máquina Motora

1

Onde podemos também dizer que a eficiência damáquina motriz é:

1.2. Máquina Frigorifica A máquina receptora de calor ou máquina frigorífica, tem como objectivo absorver a energia sob a forma de calor de uma região a baixa temperatura, mediante a realização de trabalho. Trabalham de forma cíclica através de um fluído refrigerante que extrai o calor da zona a refrigerar e liberta-o noutra parte do sistema. O fluido refrigerante na forma delíquido saturado passa pelo dispositivo de expansão (restrição), onde é submetido a uma queda de pressão brusca. Então o fluido é conduzido pelo evaporador, que absorverá calor do ar do ambiente a ser refrigerado, vaporizando-se.

Fig.2 – Máquina frigorífica

Então podemos concluir que a eficiência na máquina frigorífica é:

Podemos dizer também que:

2. Qual o princípio de funcionamento dasmáquinas frigoríficas?

2

Fig.3 – Esquema de um frigorífico O compressor é uma bomba de sucção accionada por um motor eléctrico, que retira liquido frigorigénio do ramo da tubulação que o antecede, baixando sua pressão, e injecta esse liquido frigorigénio no ramo da tubulação que o sucede, aumentando a sua pressão. Assim, o compressor impulsiona o liquido frigorigénio através do circuitotubular. O condensador é constituído por um longo tubo em forma de serpentina com um conjunto de varetas metálicas, está colocado por fora e por trás do refrigerador. Ao entrar e sair do compressor, o liquido frigorigénio apresenta-se no estado gasoso e no condensador, tanto pelo efeito do aumento de pressão causado pelo compressor quanto pelo efeito da perda de energia na forma de calor para o meioambiente, o liquido frigorigénio passa ao estado líquido. O tubo capilar é um tubo com um diâmetro interno de cerca de meio milímetro. O fluido refrigerante, que entra no tubo capilar no estado líquido, expande-se rapidamente ao sair, passando ao estado gasoso. Esta expansão dá-se no evaporador. O evaporador é constituído por um tubo em forma de serpentina acoplado ao congelador. Para passar aoestado gasoso, o fluido refrigerante absorve energia na forma de calor do congelador e de tudo o que estiver ali dentro. Ao abandonar o evaporador, o fluido refrigerante chega ao compressor e o ciclo recomeça. O congelador é colocado na parte superior do refrigerador para que se formem correntes de convecção internas, possibilitando a mistura do ar a baixa temperatura do congelador e da suavizinhança com o ar a temperatura mais alta das outras partes. Essas correntes de convecção formam-se da seguinte maneira. A pressão do ar no interior do refrigerador é uniforme e, por isso, o ar do congelador e da sua vizinhança, estando a temperatura mais baixa, é mais denso que o ar das outras partes. Sendo mais denso, esse ar desce, empurrando o ar das outras partes para cima. As prateleiras do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Máquina Frigorífica
  • CARGAS FRIGORIFICAS
  • Câmaras frigorificas
  • Câmera frigorífica
  • Camara frigorífica
  • Câmara Frigorífica
  • Câmaras frigorificas
  • Camaras frigoríficas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!