Maquinas CC

Páginas: 13 (3077 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
CENTRO TECNOLÓGICO UNIVERSIDADE POSITIVO




















MÁQUINAS DE CORRENTE CONTÍNUA

























CURITIBA
20



NELVIR MARCOS DE ARRUDA














MÁQUINAS DE CORRENTE CONTÍNUA










Trabalho sobre Máquinas de Corrente Contínua apresentado à disciplina de Máquinas Elétricas do Curso deEletrônica Industrial do Centro Tecnológico Universidade Positivo.

Orientador: Samuel Polato Ribas












CURITIBA
2014

SUMÁRIO

2 PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO...............................................................4
3 REFERENCIAL TEÓRICO.............................................................................6
4COMO FUNCIONA OS MOTORES...............................................................8
5 CARACTERÍSTICAS....................................................................................11
6 COMO REPARAR........................................................................................12
7BIBLIOGRAFIA............................................................................................18








1 INTRODUÇÃO

A eletricidade é a única forma de energia cujo controle, utilização e conversão em outras formas de energia são relativamente fáceis, ela provavelmente continuará a ser a forma principal de energia utilizada pelo homem.
A primeira indicação da possibilidade de intercâmbio entre energia elétrica e mecânica foi apresentada por Michael Faraday em1831. Esta descoberta é considerada por alguns como o maior avanço individual no progresso da ciência para atingir o aperfeiçoamento final da humanidade. A conversão eletromagnética de energia relaciona as forças elétricas e magnéticas do átomo com a força mecânica aplicada à matéria e ao movimento. Como resultado desta relação, a energia mecânica pode ser convertida em energia elétrica, evice-versa, através das MÁQUINAS ELÉTRICAS.
Em função de seu princípio de funcionamento, os motores CC possibilitam variar a velocidade de zero até a velocidade nominal aliada à possibilidade de se ter um conjugado constante. Essa característica se torna muito importante em aplicações que exigem uma grande variação de rotação com uma ótima regulação e precisão de velocidade.

2 PRINCÍPIO DEFUNCIONAMENTO

Basicamente os motores CC possuem os mesmos componentes que os geradores CC. Para estes motores o indutor e o induzido são alimentados por corrente contínua. O campo magnético originado nas bobinas do induzido, pela passagem de corrente elétrica, deforma o fluxo indutor dando lugar a forças que obrigam os condutores a se deslocarem no sentido que há menor número linhas de forçaPodemos apontar quatro estágios fundamentais para analisar o funcionamento do motor CC. Além disso, vamos utilizar uma variante da regra dos três dedos da mão direita, a regra da mão direita para motores para determinar o sentido de rotação do motor.
1) No primeiro estágio temos a bobina de uma espira posicionada paralelamente ao campo, totalmente atingida pelo campo magnético criado peloímã fixo. A bobina está sendo alimentada pelo comutador com polaridade mostrada. Sabemos que pelas leis do magnetismo, essa espira percorrida por uma corrente elétrica produz um campo magnético em torno da espira que causa uma reação da bobina dentro das linhas de força do campo fixo, determinada pela regra da mão direita para motores. O dedo indicador aponta o sentido da corrente, o polegar adireção do movimento e os dedos restantes o sentido do fluxo.
2) No segundo estágio a bobina girou no sentido determinado e está em uma posição em que é pouco atingida pelas linhas de força, portanto não há reação entre o campo fixo e o da bobina, mas esta continua a girar por ação da força anterior, até atingir o próximo estágio.
3) No terceiro estágio há uma inversão da posição da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • maquina cc
  • Maquinas CC
  • Máquinas CC
  • Máquinas cc
  • Maquina CC
  • maquinas cc
  • Máquinas CC
  • Máquinas CC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!