maquina virtual

Páginas: 7 (1540 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2013
SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO II











MÁQUINA VIRTUAL







Rodrigo Lopes – 09.2.50.29
Janio Mota –07.2.50.13
Lucas R. Monti – 07.2.50.29
Jéssica Karoline – 10.2.50.41





BARRA DO BUGRES
2013

INTRODUÇÃO


Neste trabalho será exibido o conceito de Máquina Virtual, como ela é utilizada, onde e quando pode ser aplicada. Quais os benefícios que esse programapode prover ao usuário, bem como quais sistemas podem manipular pelos mesmo.


O QUE É MÁQUINA VIRTUAL

Máquina Virtual é conceituada em Ciência da Computação, como uma máquina, implementada através de software, que executa programas como um computador real. Uma máquina virtual pode ser definida como “uma duplicata eficiente e isolada de uma máquina real”. A IBM define máquina virtual como umacópia isolada de um sistema físico, e esta cópia está totalmente protegida, ou Seja: é um programa que emula um outro sistema operacional dentro do próprio sistema.
Com base nestas informações, pode-se dizer que um computador com um sistema operacional, pode, através da máquina virtual, comportar um sistema operacional distinto. Ou mais simplesmente falando, um sistema dentro de outro sistema.QUANDO UTILIZAR A MÁQUINA VIRTUAL E POR QUE?

Para poder fazer uso da máquina virtual anteriormente, é preciso fazer a instalação de um programa que provê o mesmo, um comumente utilizado pelo fato de ser gratuito, é o Virtual Box que permite que seja criada uma máquina, a partir de uma ISO de um sistema operacional qualquer. Máquinas virtuais são extremamente úteis no dia a dia, pois permitemao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma janela, tendo acesso a todos os softwares que precisa. Elas são usadas em diversos casos, como no lançamento de programas e SOs ainda em estágio de desenvolvimento. Dessa forma, você não se torna refém de aplicativos inacabados que podem apresentar diversos bugs.
A máquina virtual irá alocar, durante a execução de sistemasoperacionais, uma quantidade definida de memória RAM. Ela normalmente emula um ambiente de computação física, mas requisições de CPU, memória, disco rígido, rede e outros recursos de hardware serão todos geridos por uma “camada de virtualização” que traduz essas solicitações para o hardware presente na máquina.
As máquinas virtuais são capazes de “enganar” os programas e sistemas operacionais, poiseles acreditam que estão sendo executados diretamente no hardware físico, e não dentro de uma simulação. Por isso, eles podem ser instalados da mesma forma que seriam dentro do sistema operacional. Como consequência esses requisitos são "roubados" do computador com o sistema predominante, fazendo com que ele fique visivelmente mais lento quando essa máquina virtual for iniciada. Não deve se esperarum desempenho parecido com o de seu computador, em uma máquina virtual, pois além de estar usando a sua, estará usando uma outra dentro dela.
Contudo, uma máquina virtual é bastante indicada e usada para fazer testes, instalar programas que hajam receio de instalar no seu computador por medo de danificar o sistema e coisas parecidas.


SOFTWARES MAIS UTILIZADOS

Já sabemos que as máquinasvirtuais permitem que você rode um sistema operacional emulado dentro de outro sistema operacional, e que, com bastante memória e poder de processamento e executar o Ubuntu e OS X lado a lado dentro dela. Segue abaixo uma prévia lista dos cinco melhores/mais utilizados softwares de máquina virtual da atualidade.

VirtualBox (Windows/Mac/Linux, Free)
VirtualBox tem uma grande combinação de custobenefício (gratuito), suporte multi-plataforma, e um grande número de características que fazem o funcionamento e manutenção de máquinas virtuais muito fáceis. Os parâmetros são armazenados em arquivos de texto totalmente sem formatação XML para fácil portabilidade e pratico o compartilhamento de pastas. Seu recurso "Guest Additions", disponível para Windows, Linux, Solaris e máquinas virtuais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Máquinas Virtuais
  • Máquinas Virtuais
  • Maquinas virtuais
  • Maquina virtual
  • maquinas virtuais
  • Maquinas virtuais
  • Máquina virtual
  • Máquina virtual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!