maquina passa fios

Páginas: 7 (1534 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013

Apresentação

Na construção civil são usados tubos elétricos que ficam embutidos na construção e que servem para criar um canal de passagem entre dois pontos (ex: da lâmpada ao interruptor, chamaremos a estas extremidades de 1 e 2) e para proteger os cabos elétricos que se acondicionam no seu interior. O trabalho de passagem dos cabos elétricos pelo interior dos tubos é executado de formamanual e com recurso a força física, tornando-se muito moroso, exaustivo e sempre com a necessidade de dois trabalhadores em simultâneo como mínimo, para exercer corretamente a operação.
Para solucionar esta situação, foi criada a “máquina de passar cabos”, que facilita e agiliza o processo. Esta permite que a operação seja executada com um operador apenas e sem necessidade de qualquer esforçofísico por parte do mesmo, podendo ainda contabilizar e registar os metros de cabo passados em toda a obra.
A “máquina de passar cabos” tem como finalidade, passar de forma automática e sem qualquer esforço físico, cabos elétricos pelo interior dos tubos elétricos usados na construção civil.
Para o auxílio dessa função, a máquina dispõe de um sistema que limpa as impurezas como: pedras pequenas,pedaços de cimento, areia ou pó, que obstroem o interior do tubo elétrico e que dificultam a passagem dos cabos elétricos pelo seu interior. Este sistema funciona à base de ar comprimido que é gerado através do compressor (F), o ar é conduzido através de um tubo flexível que liga o compressor (F) à pistola (I). O bico da pistola é inserido manualmente numa extremidade do tubo elétrico, apertando ogatilho manual da pistola solta-se o ar a alta pressão para dentro do tubo, empurrando a sujidade e obrigando-a a sair pela outra extremidade deixando o tubo limpo, o que facilita a passagem dos cabos elétricos pelo seu interior.
Após a limpeza com o ar, passamos à lubrificação do tubo elétrico através da injeção de pó de talco para o seu interior. A lubrificação é efetuada através da mesma pistola(I), bastando abrir uma torneira manual que está próxima ao depósito de pó de talco (H), o que fará com que o pó de talco se junte com o ar comprido através de um tubo que se vai ligar ao tubo flexível que vai do compressor (F) até à pistola (I). Com o bico da pistola (I) introduzido na extremidade 1 do tubo elétrico por onde se pretende passar os cabos elétricos, aperta-se o gatilho manual dapistola (I) e o ar a alta pressão que vem do compressor (F) junta-se com o pó de talco que vem do depósito (H), projetando a mistura pelo interior do tubo elétrico. O pó de talco envolve a parede interior do tubo elétrico fazendo com que este fique escorregadio facilitando o deslizamento pelo seu interior dos cabos elétricos. No fim deste processo retira-se a pistola (I) da extremidade 1 do tubocolocando-a no seu suporte.
De seguida posiciona-se a máquina diante da extremidade 1 do tubo elétrico onde pretendemos que fiquem os cabos elétricos, dependendo da altura em que se encontrem as extremidades do tubo elétrico a máquina pode posicionar-se na vertical ou horizontal. Na vertical fica alinhada com as extremidades dos tubos elétricos mais altas e na horizontal para as mais baixas. Oposicionamento implica um movimento de rotação que é efetuado em dois passos. Sendo a posição normal a vertical, para passar para a horizontal temos que acionar através do comando manual (K), o cilindro pneumático (G), que fará girar em 90º o cabeçal da máquina, de seguida terá que se deitar a máquina de forma manual no sentido das rodas da frente, de forma que fique completamente apoiada nas 4 rodas.Para a colocar na vertical, basta fazer o processo inverso.
Após a limpeza e lubrificação do tubo elétrico por onde se pretende passar os cabos elétricos e depois da máquina estar colocada na posição mais conveniente, insere-se manualmente a ponteira (A) no interior do tubo elétrico numa das suas extremidades. De seguida coloca-se a quantidade de cabos que se pretende passar no Comando Central...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fio maquina
  • O que é alicate universal , passa-fio etc
  • passa
  • Por um fio
  • Por um fio
  • Fio
  • Por um fio
  • Fios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!