MAQUIAVEL, O Príncipe

Páginas: 2 (339 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
Universidade de Brasilia
IPOL - Instituto de Ciência Política
Teoria Política Moderna


MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Maquiavel busca descreverminuciosamente o devido comportamento que deve ser tomado por um líder, o autor busca abordar diversas situações recorrentes durante a gerência de um governo de modo que seja garantido o seu êxito durante omomento de comando.
O autor busca fazer análises e observações perante grandes governantes da história para tirar suas conclusões. Logo inicialmente o autor destaca a importância de manter adisciplina da sociedade acima de qualquer circunstância de modo que o controle seja sempre mantido nas mãos do governanante. Maquiavel observa a necessidade da austeridade e do fato de que não pode haverpreocupação, caso seja necessário, com a aparência de crueldade e temerosidade sobre o príncipe levando em consideração que, desta maneira, seja mantido a união dos súditos.
Um grande marco na obra éo destaque feito pelo autor sobre a importância da chamada "Virtú" e da Fortuna para o bom governo de um príncipe. Entende-se como Fortuna questões que abordam a sorte ou o azar, ou seja, fatos quenão estão sujeitos ao controle do indivíduo. Virtú, em contrapartida, remete às virtudes que são necessárias ao principe para que este possa ser um verdadeiro líder. Apesar de serem considerados muitoimportantes, Maquiavel esclaree que não são necessáriamente essenciais para uma boa liderança, podendo ser exemplificado pelos "que chegam ao principiado por meio de crimes" (Cap. VIII - Título).Finalmente, Maquiavel explicita durante sua obra o requisito indispensável para a formação de um verdadeiro príncipe: sua afinidade para lidar com a guerra, de modo que este consiga prevalecerestavelmente com as mãos no poder. É importante lembrar que a obra foi elaborada em um momento de crise, no qual as guerras ocorrem recorrentemente, explicando assim, certos comportamentos tomados pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Príncipe de Maquiavel
  • O principe de maquiavel
  • Maquiavel o principe
  • Maquiavel
  • O príncipe de maquiavel
  • O principe, de maquiavel
  • O Príncipe
  • O príncipe maquiavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!