MAQUIAVEL A AUOTONOMIA DA POLÍTICA

629 palavras 3 páginas
RESUMO INTRODUTÓRIO
MAQUIAVEL A AUOTONOMIA DA POLÍTICA
MAQUIAVEL: A AUTONOMIA DA POLÍTICA E A INOVAÇÃO
NOTA BIOGRÁFICA
1 – Maquiavel nasce em Florença em 1469;
2 – Período da juventude, corresponde ao tempo de Lorenzo, o Magnífico (1449-1492) Renascimento da Itália;
3 – Segundo período da vida: a serviço do Estado livre da República de Florença, instituído em 1494, por um movimento reformador que destituiu os Médicis. Era funcionário público e aos 29 anos foi nomeado chanceler e secretário da Segunda Chancelaria da República dos dez Magistrados.
4 – 1502: recebe missão para tratar assuntos junto a César Borja, filho do Papa Alexandre VI;
5 – 1512: deposição do governo republicano. Maquiavel é destituído.
6 – 1513: Maquiavel é preso e torturado, suspeito de participar de uma conspiração para assassinar o Cardeal Giovanni de Médici. Anistia logo depois, com a nomeação de Giovanni como papa Leão X. 7 – Meados de 1513: Maquiavel escreve O Príncipe, dedicando a obra a Lorenzo II 8 – 1519: Historias Florentinas
9 – 1527: morre Maquiavel
ESTRUTURA DE O PRÍNCIPE
1) Primeiro terço do livro: exame do principado novo e da inovação política; 2) Capítulos terceiro ao quinto: relação entre o poder do príncipe novo e a estrutura tradicional consolidada do corpo social. Isto é, a comunidade. 3) Capítulos 6 a 9: trata dos vários modos pelos quais o príncipe novo efetiva a inovação e face da ação da fortuna 4) Capítulos 10 a 14: das armas do príncipe 5) Capítulos 15 a 20: do comportamento pessoal do príncipe em relação aos súditos. Esta parte constitui aquilo que se poderia denominar de moralidade maquiaveliana. 6) Capítulos 20 e 25: retorno ao tema principal do confronto entre o príncipe novo e do príncipe hereditário em relação à posição relativa à fortuna 7) Capítulo 26: Exortação.
ESTRUTURA CONCEITUAL DE O PRÍNCIPE
- Objeto de O Príncipe: Constituição de um Estado novo. É uma nova teoria do Estado novo e suas

Relacionados