Mapeamento e análise da produção do caqui no estado de são paulo.

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2012
Resumo do Texto: MAPEAMENTO E ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CAQUI NO ESTADO DE SÃO PAULO.
O caqui (Diospyros kaki) é originário da Ásia e é encontrado em regiões de clima temperado e sub tropical, sendo cultivado principalmente na China e Japão.
É uma cultura perene que frutificam mesmo que não haja polinização. A árvore pode atingir até 12 metros de altura, possui folhas brilhantes que caem noinverno e flores branco-amareladas que surgem na primavera e no verão, frutificando de fevereiro a abril.
Possui fácil adaptação em variados tipos de solo, desde que sejam capazes de retenção de umidade, sendo o ideal para o cultivo o solo areno-argiloso, profundo e bem drenado. O plantio é realizado por meio de mudas enxertadas, geralmente em julho-agosto e a colheita entre fevereiro e junho. Em geralo granizo é danoso à cultura, necessitando, durante o inverno, de utilização de telas de proteção.
O caqui chegou ao Brasil no século XX, mas sua expansão só ocorreu a partir de 1920 no estado de São Paulo, o qual é o principal produtor brasileiro de caqui.
A fruta possui forma esférica, levemente achatada, de coloração alaranjada, amarelo-clara, amarelo-escura, roxo-clara a roxo-escura. Ofruto de caquizeiro é quase só polpa, de aparência gelatinosa, fria e seu teor de açúcar pode variar entre 14% e 18%.
O fruto do caquizeiro é degustado basicamente in natura, à mesa, porém é utilizado em receitas de bolos, biscoitos e mousses. O único produto, artesanalmente industrializados, é a passa de caqui desidratado, iguaria muito apreciada pelos descendentes de japoneses, possui melhorqualidade se produzida com as variedades de caqui com polpa mais firme, quando estes não estão nem muito maduros nem verdes e é praticamente a única forma de se conservar a fruta na entressafra.
De acordo com o IBGE, em 2000, o caqui contribuiu com R$47,8 milhões no valor da produção agrícola brasileira e R$26,7 milhões no Estado de São Paulo.
Estão catalogadas, no Japão, mais de 800 variedadesdiferentes da fruta, sendo no Brasil apenas três tipos de caqui: os taninosos, que necessitam de uma tratamento especial; os amagaki que são os caquis doces ou não-taninosos, de polpa firme; e os variáveis que podem possuir polpa amarela e não possuir sementes nem tanino, como ter polpa escura e possuir sementes e tanino.
O grupo tanioso apresenta polpa sempre taninosa, independente do fruto apresentasemente ou não. Após a colheita é necessário fazer a destanização para tornar a fruta palatável. Neste grupo destacam-se as variedades: Taubté, Pomelo e Rubi.
O grupo variável inclui as variedades de polpa taninosa e de cor amarelada quando sem semente e, com semente, apresenta polpa de cor escura, conhecida como caqui chocolate. Neste grupo estão as variedades: Rama Forte e Giombo.
No grupo decaqui doce destacam-se as variedades Fuyu, Jirô e Fuyuhana. Apresenta polpa doce, sem tanino.
Por tamanho, existem oito classes de medidas do fruto e deve classificadas em: podridão, dano profundo, imaturo e passado. De acordo com os percentuais de defeitos graves e leves a fruta pode ser enquadrada em quatro categorias: Extra, Categoria I, Categoria II e Categoria III.
O caqui está presente noSul, Sudeste e em algumas partes do Brasil Central, porém a maioria da produção é proveniente dos pomares existentes no Estado de São Paulo, nas regiões do Vale do Paraíba, Campinas, Sorocaba e da Grande São Paulo, município de Mogi das Cruzes.
Sua produção melhora consideravelmente nos anos de inverno mais intenso, por esta razão há boa produção em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e nasregiões altas de Minas Gerais e do Espirito Santo.
No período de 1997 a 2000 a produção nacional cresceu 20,6%. Atualmente concentra-se principalmente na Região Sudeste, com o Estado de São Paulo contribuindo com 58,39%, Rio Grande do Sul, com 16,99%, Paraná, 13,56% e Rio de Janeiro, 7,67% da produção total. A pesar de o Estado de São Paulo ser o maior produtor nacional de caqui, as maiores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pinacoteca do Estado de São Paulo e Análise de Obra.
  • Analise criminal estatística no interior do estado de são paulo
  • A formação do estado de são paulo
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo
  • Folclore no estado de são paulo
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo
  • Constituição do estado de são paulo
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!