Mapeamento A Terapia Cognitiva Comportamental e o Tratamento de Transtornos Psicológicos em crianças e Adolescentes: Algumas Peculiaridades do Processo Terapêutico. RONDINA, Regina de Cássia

895 palavras 4 páginas
Conceito
A TCC - Terapia Cognitiva Comportamental e o Tratamento de Transtornos Psicológicos em crianças: algumas Peculiaridades do processo Terapêutico.
Segundo a autora RONDINA, Rita de Cássia (2009) a proposta deste trabalho consiste em apresentar uma visão da literatura recente, destacando alguns dos aspectos centrais do processo de avaliação e formulação de casos clínicos, no atendimento de crianças que apresentam transtornos psicológicos, através de bibliografias de profissionais que atuam nessa abordagem.
O artigo parte da premissa de BARLOW E DURAND (2008), onde discorre que a literatura contemporânea sobre psicopatologia sugere que o único modelo considerado válido atualmente, é o modelo multidimensional e integrado, pelo qual se considera a integração entre fatores biológicos, psicológicos e psicossociais, no aparecimento e evolução de transtornos psicológicos.
A autora, ainda destaca que a relação entre dois ou três elementos da abordagem cognitiva - comportamental são especialmente úteis nos estágios iniciais da terapia, tendo como objetivo focalizar cada relação separadamente.

Conceito cronológico
FRIDBERG E Mc CLURE (2004) descreve o comportamento multideterminado. Ou seja, o papel do terapeuta, ao formular o caso clinico, consiste em identificar um conjunto de variáveis interdependentes: historia e desenvolvimento, contexto cultural, estruturas cognitivas, antecedentes e consequências comportamentais, de modo a elaborar uma conceituação abrangente.
A autora utiliza uma definição de STALLARD (2007), que diz que a premissa central é a de que o desejo de mudança precisa vir da criança, que se não houver motivação, as chances de estabelecimento de uma relação colaborativa dentre terapeuta e paciente e de consequente eficácia do processo terapêutico são reduzidas.
BARLOW E DURAND (2008) relata que a literatura contemporânea sobre Psicopatologia sugere que o único modelo considerado válido atualmente, é o modelo multidimensional e integrado –

Relacionados

  • Programa da 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia
    36267 palavras | 146 páginas