Mapeamento escolar na educação infantil e ensino fundamental

Páginas: 6 (1446 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2012
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA

ISABEL MOREIRA MEDRADO
MARLÚCIA FERREIRA BRAGA FLORIANO
REMILLY SHELDA MOREIRA DA SILVA


TÍTULO: PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
SUBTÍTULO: PERFIL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

GOIÂNIA-GO/ 20121
1-IDENTIFICAÇÃO
Faculdade Educacional da Lapa
Curso: Pedagogia/ Fael/ 2012- 1° Período
Pesquisa na Prática Pedagógica
Tema: Observação na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Grupo: Cora Coralina
Componentes:
Isabel Moreira Medrado Login: 120100393
Marlúcia Ferreira Braga Floriano Login: 120100942
Remilly Shelda Moreira da Silva Login:120100335
Período de postagem: 19/05 a 30/06


Goiânia- Go
2

2- INTRODUÇÃO
O presente relatório na observação da prática docente realizou-se através de entrevistas na quais entrevistaram 12 professores, a entrevista aconteceu tanto na Educação Infantil equanto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Alguns dos professores entrevistados ainda atuam com o antigo Magistério sendo que a maioria tem o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e outros Graduados em diversas áreas como: Educação Especial, Inclusão e Diversidade, Educação Infantil entre outros. Também informaram que realizam formação continuada através de mini-cursos como:palestras, seminários, oficinas que alguns desses são ofertados pelo SINPRO (sindicato dos professores) e Secretaria de Educação.
O objetivo da entrevista é aprimorar os conhecimentos pedagógicos teóricos e desenvolver as habilidades e conhecer o perfil do professor na sala de aula.
A entrevista foi essencial para aquisição de conhecimentos práticos, baseado nas teorias de autores de renomescom competência no assunto, ou seja, serviu de experiência para por em prática os novos métodos para o ensino e aprendizagem, que posteriormente servirá tanto para a vida pessoal quanto profissional.
Para nortear a construção do trabalho baseou-se nos referenciais teóricos de vários autores como: PILLETE, MACHADO,MISUKAMI,SANTOS.
Ainda faz parte desse relatório: Folha de rosto,Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais e Referências.

3
3- DESENVOLVIMENTO
A partir das entrevistas realizadas com os professores da Educação Infantil foi possível constatar que a maioria participa de seminários, palestras, oficinas o que possibilita os professores a desenvolver técnicas de ensino na sala de aula.
Percebe-setambém que os professores no qual entrevistamos realizavam o plano semanal com a orientação da coordenadora pedagógica, tendo como eixo orientador um projeto trimestral que é realizado de forma interdisciplinar mediante as normas do PCN e matriz curricular para a Educação Infantil. “ Para poder planejar adequadamente a tarefa de ensino e atender as necessidades do aluno é preciso antes de mais nadasaber para quem se vai planejar”. Claudino Pilette. Did. Geral (1997, p.63).
Os professores utilizam uma diversidade de materiais pedagógicos como: livros didáticos, jogos educativos, livros literários, revistas, brinquedos cantados, as quais chamam atenção para a proposta pedagógica desenvolvida em sala.
Machado (1998, p.34) assevera que
É de suma importância que o professor da EducaçãoInfantil favoreça a comunicação das crianças pequenas e o interesse de umas pelas outras, o que faz com que aprendam a perceber-se e a levar em conta os pontos de vista dos outros, permitindo a circulação de idéias.
Os recursos e metodologia de ensino são bem variados, os professores trabalham em grupos e individualmente, as aulas são expositivas e recheadas de muito diálogo, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mapeamento escolar em escolas de educação infantil e ensino fundamental
  • Mapeamento educação infantil e ensino fundamental
  • Ensino fundamental e educação infantil
  • O lúdico na educação infantil e ensino fundamental
  • A criança, a educação infantil e o ensino fundamental
  • Brincadeiras infantis na educação infantil e ensino fundamental
  • Educação física escolar: da educação infantil ao ensino médio
  • Concepções de criança, educação infantil e ensino fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!