Mapeamento de processos- petrobrás

Páginas: 9 (2227 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2012
Gestão de Processos na Petrobras Distribuidora

PRD/GPG

Versão: 001 / Mar-2006

Gestão de Processos

ROTEIRO

A Petrobras Distribuidora

Contexto da Gestão de Processos

Prática Gestão de Processos

Palestrante: Cássio Távora Cavaco – WA21 – 8163191 ou (21) 38763191

Gestão de Processos

PETROBRAS DISTRIBUIDORA

Gestão de Processos
COMO PODEMOS:

GUARDEM PARAREFLEXÃO...

ASSEGURAR QUE CADA GERÊNCIA AO ATINGIR TODAS AS SUAS METAS, A ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ATINGE AS SUAS? QUAL O O CAMINHO PARA SE OBTER ISTO DE FORMA FOCADO NAQUILO QUE É FUNDAMENTAL PARA O MEU NEGÓCIO? GARANTIR QUE AS ATIVIDADES SEJAM SEMPRE FEITAS DA MELHOR FORMA POSSÍVEL? (Manutenção do Conhecimento da Empresa) SABER SE ESTAMOS REALMENTE ATINGINDO OS OBJETIVOS DEFINIDOS E QUE ESTAMOS MELHORANDOCONSISTENTEMENTE? CONTROLAR OS NOSSOS PROCESSOS QUANDO A VARIABILIDADE DELES FOR UM EMPECILHO PARA QUE AS NOSSAS METAS SEJAM ATINGIDAS? DAR GRANDES SALTOS NA QUALIDADE DE NOSSOS PRODUTOS OU SERVIÇOS?

Gestão de Processos

CONCEITOS BÁSICOS

O QUE DEVE SER FEITO (Requisitos)
PNQ REQUISITOS DAS NORMAS ISO 9001+ ISO 14001+OHSAS

GDP PSP SPBR

CRM SAC

GDL BSC SIGA ANS

P R Á CRM GDPPSP T PLANO DE I COMUNICAÇÃO C SAC A S SPB R BSC (COMO)

GDL

PL. COM. PL. PESQ.. ESTRAT. MERC.

Gestão de Processos

CONTEXTO GESTÃO DE PROCESSOS NA BR

ORIGEM • Relatório de Avaliação da BR de 2003 CARACTERÍSTICAS • ABRANGÊNCIA: Toda as atividades da BR (Prática Corporativa) • LIMITAÇÃO PARA A APLICAÇÃO: Nenhuma. • FUNDAMENTOS DO PROJETO ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO • DISSEMINAÇÃO: Uso deprocedimentos corporativos; • SUPORTE: Aplicativo que possibilita o uso descentralizado e a gestão centralizada; • ETAPAS: O projeto foi dividido em fases.

Gestão de Processos
DESCRIÇÃO DE NEGÓCIO ou “Quem somos?”

FASE I - P

OBJETIVO: Construir a cadeia cliente-fornecedor da BR . (Foco: Mapa de Relacionamento) REFERÊNCIA: Razão de ser da gerência. ESCOPO: A própria gerência. O cliente ésempre um processo de outra gerência, um cliente externo à BR, uma GE ou DE. RECURSOS: Procedimento corporativo e o Sistema Gerenciador de Processos (QPR-PG). RESULTADO ESPERADO: Processos da gerência com seus insumos, fornecedores, produtos e clientes identificados e validados pelos seus principais clientes.

Gestão de Processos

FASE II - P

Acordo de Nível de Serviço (ANS) ou “Definindoas Interfaces” OBJETIVO: Para os produtos priorizados, conhecer os requisitos que vão definir as metas para o processo. REFERÊNCIA: Negociações com os principais clientes na cadeia clientefornecedor. ESCOPO: Características de qualidade, atendimento e custo (esta quando solicitada pelo cliente) associadas ao produto. RECURSOS: Procedimento corporativo e Sistema de Padronização da BR (SPBR).RESULTADO ESPERADO: Produtos que agreguem valor priorizados, requisitos traduzidos claramente em especificações e estas em indicadores que realmente meçam o atendimento dos requisitos negociados.

Gestão de Processos

FASE III - P

Mapeamento e Padronização dos Processos ou “Controlando a variabilidade” OBJETIVO: Identificar a melhor maneira de se fornecer um serviço cujos os requisitosnegociados sejam atendidos. REFERÊNCIA: Requisitos negociados. ESCOPO: Atividades compreendidas do momento que há demanda pelo serviço até a atividade do fornecimento do serviço. RECURSOS: Procedimento corporativo e SPBR. RESULTADO ESPERADO: Produtos fornecidos sempre atendendo às especificações negociadas.

Gestão de Processos

FASE ...

Gestão de Processos

FASE IV - C

Monitorando oAtendimento das Metas ou “De olho no processo” OBJETIVO: Ser um instrumento confiável para evidenciar qualquer desvio em relação às metas estabelecidas. REFERÊNCIA: Indicadores e metas negociadas com os clientes. ESCOPO: Resultados obtidos dos processos relativos ao produto. RECURSOS: Procedimento corporativo e Sistema de Gerenciamento de Resultados (SIGER). RESULTADO ESPERADO: Dados confiáveis que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mapeamento Do Processo
  • Mapeamento de Processos
  • Mapeamento de processos
  • Mapeamento de processos
  • Mapeamento de processos
  • Mapeamento de Processos
  • Mapeamento de processos
  • Mapeamento de processo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!