Mapeamento de objetos relacionais

Páginas: 7 (1746 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2013
Veja o que é ORM e os frameworks disponíveis para .NET
Por Bárbara Ranieri | 16 de janeiro, 2013 | 0 comentários
Durante o desenvolvimento de software, é evidente a preocupação em que se tem em aumentar a produtividade sem abrir mão da qualidade. No que se refere a banco de dados, é possível a utilização de um framework ORM que nos permita focar mais nas regras de negócios da aplicação do quena persistência de dados em si, permitindo um desenvolvimento mais rápido e consistente. Neste post, você verá os principais conceitos de ORM e alguns frameworks voltados especificamente para a plataforma .NET.
O que é um ORM, afinal?
Visando aproveitar ao máximo o conceito de Orientação a Objetos, o Mapeamento Objeto-Relacional (ORM) consiste em um framework que tem por objetivo suprir asdisparidades entre o paradigma orientado a objetos e o modelo entidade-relacional, criando uma ponte (mapeamento) entre o modelo relacional e o modelo orientado a objetos. Ou seja, ao trabalhar com essa abordagem, é possível a construção de sistemas utilizando o paradigma orientado a objetos, cujo os objetos são persistidos em um banco de dados relacional.
Um ORM possui diversos métodos básicos queirão realizar a interação entre a aplicação e o banco de dados, se responsabilizando por algumas tarefas básicas, como o CRUD (Create, Read, Update e Delete), por exemplo. Além disso, o ORM irá gerenciar os detalhes de mapeamento de um conjunto de objetos para um banco de dados.
O ORM reduz ao mínimo a necessidade de escrever códigos de conexão e queries SQL. Dessa forma, é possível obter umaredução significativa nos códigos da aplicação, gerando um código mais elegante e consequentemente ampliando a facilidade de posteriores manutenções na aplicação.
É importante deixar claro que a utilização de um framework ORM não substitui totalmente a necessidade da utilização de SQL na sua aplicação. Embora o ORM satisfaça a maior parte das necessidades de interação com o banco de dados, em algunscasos, haverá a necessidade, por exemplo, de consultas mais customizadas, que terão que ser realizadas por meio de SQL.
A forma como o ORM irá realizar o mapeamento dependerá especificamente do framework utilizado. Neste artigo, iremos abordar algumas soluções e vantagens agregadas com o uso do NHibernate e Entity Framework – dois dos mais conhecidos frameworks voltados especificamente para ambientes.NET – e algumas ferramentas que auxiliam sua utilização.
NHibernate

O NHibernate é um ORM Open-Source, que surgiu através do Hibernate, voltado exclusivamente para desenvolvedores Java, sendo a princípio era um port do Hibernate, mas passou a ser um projeto independente. Sendo assim, apresenta uma certa maturidade, principalmente por ser um framework com uma equipe colaborando ativamente.Arquitetura

Arquitetura NHibernate
Simplificadamente, o NHibernate funciona da seguinte maneira: na aplicação é realizada a persistência dos objetos normalmente por mapeamento object/relational em um arquivo XML, relacionando tabelas com classes e atributos. Além disso, é necessária a criação de alguns arquivos de configuração que permita que o NHibernate se conecte ao banco e realize asinterações. Esses arquivos contêm informações referentes a onde o NHibernate deverá ir buscar e persistir os dados. Normalmente, essas informações são inseridas em uma seção dentro do arquivo de configuração da aplicação (Web.Config ou App.Config).
Vantagens
A utilização do NHibernate trás diversas vantagens durante o desenvolvimento de um projeto. Por ser um port do Hibernate, o framework apresentauma certa maturidade, proporcionando um projeto com um maior nível de confiabilidade. Além disso, o NHibernate consiste em um framework Open-Source, resultando em uma economia de custos no desenvolvimento do projeto.
Uma outra vantagem do NHibernate é possuir um suporte ativo, uma boa documentação e diversos fóruns sobre o tema.
O NHibernate oferece algumas facilidades em relação a mudanças,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mapeamento objeto relacional
  • Orm
  • Resumo T Cnicas De Mapeamento Objeto Relacional
  • Mapeamento para o modelo de dados relacional
  • BANCO DE DADOS RELACIONAL E ORIENTADO A OBJETOS
  • BANCO DE DADOS RELACIONAL E ORIENTADO A OBJETOS
  • BANCO DE DADOS RELACIONAL E ORIENTADO A OBJETOS
  • Banco de Dados Relacional ou Orientado a Objetos.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!