MAPEAMENTO DE ASPECTOS ATUAIS DA BIOARQUITETURA E BIOCONSTRUÇÃO E APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL CONVENCIONAL

1147 palavras 5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO

CENTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFCA

MAPEAMENTO DE ASPECTOS ATUAIS DA BIOARQUITETURA E BIOCONSTRUÇÃO E APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL CONVENCIONAL

ALICE ATAIDE LIMA

ARQUITETURA E URBANISMO 2º SEMESTRE

LINHA DE PESQUISA:
Arquitetura e Urbanismo - Conexões da Arquitetura e Urbanismo com a Ecologia

20 de Agosto de 2012

1. INTRODUÇÃO

TEMA:
Mapeamento de aspectos atuais da Bioarquitetura e Bioconstrução bem como suas aplicações práticas na Construção Civil convencional, tendo como premissa as ações: ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente ricas.

REFLEXÕES INICIAIS:
Os princípios da sustentabilidade são fundamentais nos procedimentos da indústria da construção civil, visando torná-la mais consciente sobre a relevância do seu papel no contexto social, econômico e ambiental, além de buscar adaptação aos efeitos das mudanças climáticas e da necessidade de melhoria das condições de vida no planeta.
Durante a Conferência das Nações Unidas Rio+20, realizada em junho deste ano, os órgãos responsáveis da cadeia produtiva da Construção Civil se comprometeram a cumprir uma nova agenda, em busca de formas de organização empresariais e políticas alinhadas com princípios de sustentabilidade. Porém, o modelo atual da Construção Civil brasileira ainda é responsável pela propagação de procedimentos extremamente prejudiciais aos três pilares da sustentabilidade, com intensa utilização de recursos naturais e mão de obra, bem como a produção e acúmulo de resíduos poluentes em toda sua cadeia produtiva.
Em contrapartida, o desenvolvimento e a utilização dos métodos de Bioarquitetura e Bioconstrução se mostram justamente como uma saída clara e eficiente. A implantação de processos construtivos sustentáveis tem como premissa oferecer soluções harmônicas, práticas e econômicas para a construção civil. Esse panorama geral da arquitetura cria uma

Relacionados