Mapeamento de áreas potenciais para implantação de aterro sanitário

Páginas: 7 (1735 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
MAPEAMENTO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA IMPLANTAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO EM ÁGUAS DA PRATA, SÃO PAULO

Wesley Kericson Alves; Rafael Henrique Gonçalves

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma metodologia para seleção de áreas potenciais para a implantação de aterro sanitário no município de Águas da Prata, estado de São Paulo. A seleção das áreas potenciais foi realizadaapós ajustes dos vetores que compõe a hidrografia da carta do IBGE, escala 1:50.000, por meio de edição de arquivo de extensão kmz sob as imagens de satélite disponíveis no programa Google Earth e ferramentas do programa de sistema de informação geográfica ArcGIS. Os vetores das cartas topográficas digitalizadas e vetorizadas, pela SMA/CPLA do estado de São Paulo, em formato CAD foram, primeiramente,importados para o programa ArcGIS e posteriormente exportados para a extensão kmz. Os critérios de seleção aplicados basearam-se nas disposições da NBR 13.896, sendo eles: (a) 200 metros de restrição ao redor de qualquer coleção hídrica; (b) 500 metros de restrição ao redor de núcleos populacionais, além da restrição de áreas de preservação permanente do tipo topo de morro. O mapeamento finalpermitiu apontar a existência de 34,7 Km² (cerca de 24,3% do território total do município) com potencial para implantação de área para implantação de aterro sanitário. Os núcleos populacionais existentes no município foram responsáveis pela restrição de 12,3 Km², ou seja, 8,65% do território do município, enquanto que as coleções hídricas do município restringiram 75,9 Km² (53,26% do territóriomunicipal) e as áreas de preservação do tipo topo de morro restringiram 15,8 Km² (11,15% do território do municipal).

PALAVRAS-CHAVE: SIG, Google Earth, kmz, CAD, ArcGIS.

Introdução

A escolha do local adequado para instalação de um aterro sanitário torna-se uma questão vital no planejamento municipal a fim de assegurar a manutenção da qualidade ambiental em um determinado município ouregião. Geralmente, os métodos de escolha desses locais de depósito de resíduos levam em consideração parâmetros da geologia, pedologia, hidrologia, vegetação, dos patrimônios históricos, da proteção à fauna, distância os centros produtores de resíduos sólidos e aceitação da comunidade local, e utiliza como ferramenta o sistema de informações geográficas (SIG).
Os custos envolvidos para a solução dapoluição provocada pela inadequada disposição dos resíduos sólidos no meio ambiente são elevados e fica evidente a grande vantagem de atuação em nível de prevenção, por meio da escolha adequada de locais, de projetos convenientemente desenvolvidos, operação conforme o especificado e monitoramento.
A avaliação das áreas propícias à instalação de aterros sanitários envolve estudos técnicos, legais,ambientais, econômicos, sociais e operacionais. Quando se precisa avaliar o espaço em escala regional, todos esses estudos demandariam um custo e um tempo de trabalho que normalmente são inviabilizados economicamente e por falta de mão-de-obra especializada pelas pequenas prefeituras.
Para Guimarães (2001), a utilização do Sistema de Informação Geográfica (SIG) consegue eliminar áreas tecnicamenteimpróprias para localização do aterro sanitário, reduzindo em mais de 95% a área do território a ser estudada com mais profundidade. A sua utilização fundamenta-se na integração e análise de informações espaciais (mapas temáticos: topográficos, hidrológicos, geológicos, hidrogeológicos, pedológicos, vegetação, etc) e descritivas (laudos geotécnicos, sondagens, aspectos geológicos, monitoramentode aquíferos, etc), permitindo a simulação de várias alternativas de planos de disposição e resultando na avaliação integrada de aspectos técnicos, ambientais, legais, sociais e econômicos. A apresentação dos resultados pode se dar em meio magnético, por meio de mapas plotados ou bancos interativos.
Após a utilização do SIG, as áreas indicadas como potencialmente viáveis à instalação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MAPEAMENTO DE ÁREAS APTAS À INSTALAÇÃO DE ATERROS SANITÁRIOS
  • Metodologia para definição de áreas com potencial de instalaçao de aterros sanitários
  • Geoprocessamento para seleção de areás de aterro sanitario
  • Impactos ambientais de aterros sanitários em áreas cársticas
  • Localização de áreas para aterro sanitário utilizando técnicas de geoprocessamento
  • Aterro sanitário
  • Aterro sanitário
  • Aterro Sanitário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!