Mapa conceitual disserta o Jo o Mendon a

415 palavras 2 páginas
MAPA CONCEITUAL

Curt Nimuendaju

As imagens são expostas em pranchas no fim do livro o que causa uma quebra da leitura ao fazer referências as imagens, pois estão distantes do texto (The Tukuna) porém complementam.

As pranchas foram padronizadas e classificadas com número e iniciais do autor. Contém em sua maioria três a quatro fotos antecedidas por um subtítulo referente ao tema principal.

Cada prancha é explicada em três a quatro páginas porém a distância das fotos e do textos não permite um diálogo aprofundado com as imagens. Vale lembrar que a metodologia para a exposição das fotos é a mesma que fora usada por Bateson e Mead em The Balinese Character onde, pela primeira vez, imagens em quantidade são utilizadas em diálogo com a escrita.

MENDONÇA, João Martinho de. Os movimentos da imagem da etnografia à reflexão antropológica: experimentos a partir do acervo fotográfico do professor Roberto Cardoso de Oliveira. Campinas:
UNICAMP, 2000.

Analisa a metodologia dos dois autores e seleciona fotos registradas por ambos, montando pranchas logo em seguida, antecedidas é claro, por explicações sobre os elementos das fotos.

Roberto Cardoso de Oliveira

Expõe as fotografias em tamanho grande; cada foto ocupa uma página sendo que são usados a frete da folha e o verso, dessa forma as fotos são colocadas entre o texto, porém mesmo complementado o sentido do que foi escrito poderiam, muito bem, ser retiradas

Analisa a metodologia dos dois autores e seleciona fotos registradas por ambos, montando pranchas logo em seguida, antecedidas é claro, por explicações sobre os elementos das fotos.

Trata tangencialmente do tema (festa da moça nova), porém se dedica a coleta e exposição de relatos colhidos durante a pesquisa de campo
Em seu trabalho, a fotografia não é o protagonista mas auxilia o texto durante a argumentação frente ao leitor.

Observa que algumas fotos dos dois autores são bem planejadas; com a luz necessária e destaca que
Nimuendaju fotografou os índios que

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • 65436321 4 NEVES Direita Para O Social E Esquerda Para O Capital
    91558 palavras | 367 páginas