maos a obra

Páginas: 6 (1376 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2013
Mãos a obra - programa 1
A casa
Nesse programa 1 vamos ver Pedro e Leila fazer projeto da construção de uma casa. Ainda inicialmente, aprendemos que uma casa deve ter: firmeza e estabilidade, impermeabilidade para evitar infiltrações, oferecer segurança para os moradores, deve ser fresca no verão e quente no inverno, deve ser durável, deve ter os cômodos bem divididos, ter organização para quetudo caiba em seu devido lugar e que seja econômica. A qualidade e a aparência da casa provem muito do material escolhido para a construção. Além disso, devemos sempre escolher materiais que estejam disponíveis nas proximidades do terreno, pois quanto mais próximo estiver o fornecedor, mais barata ficará a construção devido ao valor do frete. Logo, quem deseja gastar menos, tem que procurar mais.É preciso realizar um “Plano da casa” com as áreas mínimas pré-estabelecidas dos cômodos. Nesse plano deve ser considerada a possibilidade de crescimento da casa. É indispensável que ocorra a medição dos móveis e equipamentos que serão colocados na residência para dar o espaçamento necessário entre eles e gerar conforto para os moradores. Uma dica é evitar construir áreas inúteis na casa, poisdesperdiçam espaço e gastam mais dinheiro.
A escolha do terreno é de suma importância, visto que solo e o lote do terreno escolhido vão determinar muito da construção: o estilo da casa (térrea, sobrado, geminada etc.) e onde ela se localizará (em uma rua asfaltada ou não.)
Mãos a Obras - Programa 02
A escolha do terreno:
Pedro e Leila começaram falando algumas dicas como escolher um bomterreno. A partir daí, contam como foi a escolha do terreno na casa que eles construíram, dessa maneira, perceberam que se não tivessem escolhido bem, iria ter comprado gato por lebre e seria problema para eles construírem a casa.
Eles passavam o dia todo pesquisando terrenos, observando estruturas de outras casas pra ter uma base de como construir a deles. Viram que eles precisam escolher onde morar deacordo com as suas necessidades.
O primeiro passo é verificar as distancia do terreno até os lugares que costumam ir, escola, mercado, trabalho, comercio, casa de amigos mais chegados,...
Segundo precisamos observar a facilidade de pegar os meios de transporte e se locomover.
Outra coisa importante é evitar ruas muito movimentadas por que vai ter trânsito, barulho, poluição dos carros e motos,além do perigo para as crianças.
O melhor é morar em uma rua curta ou sem saída, mas não adianta não ter infraestrutura, saneamento básico, energia elétrica, telefone...
O terreno não pode ser muito baixo,perto de córregos ,tem que ter passeios, pois assim evita enchentes e alagamentos.
É interessante se informar com os vizinhos os problemas da rua.
Pedro e Leila vão em cada terreno eanotaram as vantagens e desvantagens, se o terreno estava regularizado na prefeitura, as formas de pagamento e se tinha escritura.
Ma isso não é tudo, depois de escolher o terreno temos que ter certeza de que a casa pode ser construída ali e respeitar o recuo na frente, em um dos lado e atrás (pode mudar de lugar pra lugar) exigido pela prefeitura, com isso, antes de iniciar uma obra, não esqueçade procurar informações na prefeitura.
Antes de comprar um lote é preciso pensar se o terreno é adequando as necessidades da casa que você pretende construir.Conforme o tipo de terreno ele pode dificultar o projeto e encarecer muito a obra (é preciso verificar a inclinação ou caimento do terreno, quando o fundo é mais alto que a frente, é mais fácil tirar o acumulo de água ou esgoto, se ocaimento do terreno for na proporção 1 m de desnível por 10 m de comprimento não tem problema, acima disso obra pode ficar muito cara). Quando o fundo é mais baixo que a frente tem problema com a retirada das águas das chuvas e esgoto, se for na proporção 1 m de desnível por 10 m de comprimento é melhor escolher outro terreno. Se inclinação for lateral e não muito grande podemos resolver com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mão de Obra
  • mão de obra
  • Mao de obra
  • mão de obra
  • Mão de obra
  • Mão de obra
  • mao a obra
  • mão de obra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!