MANUTENÇÃO ELETRICSA

324 palavras 2 páginas
Modelo de Programa de Manutenção Preventiva
Manutenção preventiva é uma manutenção planejada que previne a ocorrencia corretiva. Os programas mais constantes da manutenção preventiva sao: reparos, lubrificação, ajustes, recondicionamentos de máquinas para toda a planta industrial. O denominador comum para todos estes programas de manutenção preventiva é o planejamento da manutenção x tempo. Com esse conceito obtido na internet e que considero bem claro, vamos entender um pouco melhor…

A empresa deve sempre agir preventivamente para evitar problemas. Já diz um provérbio popular que é mais fácil prevenir do que remediar. Acredito, que todos concordam com isso, certo. Se você não concorda, vamo a um questionamento:

É melhor sua empresa parar uma hora no mês de forma programada para realizar uma manutenção preventiva ou parar a produção como um todo, de forma atabalhoada, para concerta uma máquina que quebrou por falta de manutenção preventiva?
Óbvio que a primeira opção. Assim, não vamos correr o risco de deixar de atender um contrato, um pedido em andamento ou mesmo ter que pagar preços altíssimos por serviços e peças comprados sem programação. Se seus diretores são reticentes em ter implementar um programa de ação preventiva, tente os convencer com argumentos com esses, mostrando que uma manutenção corretiva pode representar financeiramente muitas preventivas.

Mas, se você já tem ciência da importância, já executa as manutenções e precisa de um programa para registrar o programa e a realização, disponibilizo um modelo simples nesse post.

Como sempre repito, o modelo é simples e deve ser utilizado com as devidas adequações a sua realidade. Espero estar contribuindo para a melhoria da qualidade de sua empresa e ajudando a prevenir a ocorrências de ações corretivas

Relacionados