MANUTEN O PREVENTIVA PREDITIVA CORRETIVA

1126 palavras 5 páginas
1 – Defina os seguintes conceitos aplicados em manutenção.
a) Falha e defeito.
Falha: É o término da capacidade de uma máquina e/ou equipamento em desempenhar a função requerida, ocasionar quebra do item e interrompe a produção, deve ser tratada como emergência (não dá para esperar). Defeito: É a diminuição parcial da capacidade e/ou desempenho de uma máquina e/ou equipamento em desempenhar a sua função durante um período de tempo, quando o item deverá ser reparado ou substituído. Não provoca a quebra de máquina instantaneamente, porém deve ser sanada senão evolui para falha (quebra).
b) Manutenção Corretiva.
A manutenção corretiva é a forma mais óbvia e mais primária de manutenção; pode sintetizar-se pelo ciclo "quebra-repara", ou seja, o reparo dos equipamentos após a avaria.
c) Manutenção Preventiva.
A Manutenção Preventiva, como o próprio nome sugere, consiste em um trabalho de prevenção de defeitos que possam originar a parada ou um baixo rendimento dos equipamentos em operação.
d) Manutenção Preditiva.
Manutenção preditiva é a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de CONDIÇÃO ou DESEMPENHO, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática. O objetivo deste tipo de manutenção é prevenir falhas nos equipamentos ou sistemas através de acompanhamento de parâmetros diversos, permitindo a operação contínua do equipamento pelo maior tempo possível.
e) Manutenção Detectiva.
A atuação efetuada em sistemas de proteção buscando detectar FALHAS OCULTAS ou não-perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção
f) Manutenção de Engenharia.
É uma nova concepção que constitui a segunda quebra de paradigma na manutenção. Praticar engenharia de manutenção é deixar de ficar consertando continuadamente, para procurar as causas básicas, modificar situações permanentes de mau desempeno, deixar de conviver com problemas crônicos, melhorar padrões e sistemáticas, desenvolver a manutenibilidade, dar feedback ao projeto, interferir tecnicamente nas compras. Ainda mais:

Relacionados