Manuten O De Compressor De Motor Adiesel

1492 palavras 6 páginas
O trânsito das grandes cidades é realmente um veneno para a saúde dos veículos diesel por vários fatores, principalmente, pelos problemas de superaquecimento que podem causar no motor. A partir daí, muitos itens podem ser avariados, mas um em especial sofre muito com o "anda-e-para" das avenidas congestionadas: o compressor de ar.
O componente é responsável por fornecer ar comprimido para o sistema de freios pneumáticos e outros acessórios do veículo, como embreagem hidropneumática, portas de ônibus, molas pneumáticas, descarga de banheiro e acionamento de TV retrátil. O ar é sugado da atmosfera, passa pelo filtro de ar e ao mesmo tempo em que vai para o motor, chega também ao compressor.
"Danos nos compressores são mais comuns de acontecer em veículos urbanos (ônibus e caminhão), pois trabalham num regime mais rigoroso de temperatura e pressão por mais tempo. No transporte rodoviário, no entanto, assim que atinge a pressão de trabalho, a válvula reguladora de pressão se abre permitindo que o compressor trabalhe em vazio, como em rodovias o consumo de ar comprimido é menor, o compressor trabalha mais tempo em vazio, o que possibilita uma maior vida útil e menor manutenção", comenta o instrutor técnico do SENAI-Ipiranga, Silas S. Bhering.
Nessa matéria, realizamos a desmontagem e a avaliação do compressor da Knorr-Bremse LK 3811, que equipa os modelos da Volkswagen de caminhões e ônibus dotados de motores MWM Série 10. Nesse caso, seu cabeçote é refrigerado pelo líquido de arrefecimento do motor, porém, existem cabeçotes resfriados a ar. Utilizar corretamente e fazer as manutenções preventivas são medidas essenciais para manter o compressor de ar em ordem e evitar problemas para o motorista, seus passageiros ou sua carga.
Vale lembrar que o mesmo tipo de compressor pode ser aplicado em outros veículos/motores, pois a parte de fornecimento de ar (cilindro e cabeçote) é praticamente igual para outros modelos, mudando apenas o bloco de acordo com seu alojamento

Relacionados