Manutençao em tornos

Páginas: 16 (3849 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
Faculdade de Engenharia - Bauru
Manutenção Corretiva
Manutenção e Lubrificação de Equipamentos
Prof. Dr. João Candido Fernandes
Caio Italiano Monteiro 711421
Leandro Ramalho de Souza 711691
Paulo Henrique Lobo Rossi 711667
Bauru, 02 de setembro de 2010
Introdução
Com a globalização da economia, a busca da qualidade total emserviços, produtos e gerenciamento ambiental passou a ser a meta de todas as empresas. A qualidade do processo depende, entre outros fatores, da manutenção, uma vez que esta tem influência na disponibilidade das máquinas. Isto pode aumentar a competitividade, lucratividade, satisfação dos clientes e proporcionar produtos com defeito zero.
Os custos de manutenção correspondem à parte principal doscustos operacionais totais de todas as plantas industriais de manufatura e de produção. Por exemplo, em indústrias alimentícias, os custos médios de manutenção podem representar cerca de 15% do custo dos bens produzidos; enquanto que nas indústrias siderúrgicas, de papel e celulose, e outras indústrias pesadas, a manutenção pode representar até 30% dos custos totais de produção.
Por exemplo: umfabricante de rolamentos tem concorrentes no mercado. Para que ele venha a manter seus clientes e conquistar outros, precisará tirar o máximo rendimento de suas máquinas para oferecer rolamentos com defeito zero e preço competitivo.
Se a empresa não tiver um bom programa de manutenção, os prejuízos serão inevitáveis, pois máquinas com defeitos ou quebradas causarão diminuição ou interrupção daprodução; atrasos nas entregas; perdas financeiras; aumento dos custos; rolamentos com possibilidades de apresentar defeitos de fabricação; insatisfação dos clientes; e perda de mercado.
Podemos entender manutenção como o conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Esses cuidados envolvem a conservação, aadequação, a restauração, a substituição e a prevenção. Por exemplo, quando se mantém as engrenagens lubrificadas, se está conservando-as. Se uma mesa de desempeno for retificada, se está restaurando-a. Ao trocar o plugue de um cabo elétrico, se está substituindo-o.
De modo geral, a manutenção em uma empresa tem como objetivos: manter equipamentos e máquinas em condições de pleno funcionamento para garantira produção normal e a qualidade dos produtos; e prevenir prováveis falhas ou quebras dos elementos das máquinas.
Alcançar esses objetivos requer manutenção diária em serviços de rotina e de reparos periódicos programados. A manutenção ideal de uma máquina é a que permite alta disponibilidade para a produção durante todo o tempo em que ela estiver em serviço e a um custo adequado. As companhiasaéreas, por exemplo, não podem correr o risco de uma emergência. Trabalham, portanto,
com uma gerência de manutenção preventiva, a qual elimina os riscos de uma possível emergência.
Há dois tipos de manutenção: a planejada e a não planejada. A manutenção planejada classifica-se em quatro categorias: preventiva, preditiva, TPM e Terotecnologia.
A manutenção não planejada classifica-se em duascategorias: a corretiva e a de ocasião. Vamos estudar abaixo a primeira categoria deste grupo.
Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva visa corrigir, restaurar, recuperar a capacidade produtiva de um equipamento ou instalação, que tenha cessado ou diminuído sua capacidade de exercer as funções às quais foi projetado.
Tendo em vista que uma máquina parada compromete toda a produção, a manutençãocorretiva é a primeira atitude tomada para que esta produção volte à normalidade. Ou seja, a manutenção corretiva é uma técnica de gerência reativa que espera pela falha da máquina ou equipamento, antes que seja tomada qualquer ação de manutenção.
Além disso, é o método mais caro de gerência de manutenção. Os maiores valores em dinheiro associados com este tipo de gerência de manutenção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • manutencao de torno
  • Plano de manutençao para torno mecanico
  • Manutenção de torno mecânico
  • Procedimentos para manutenção de um torno
  • Manutenção Corretiva Torno Mecânico
  • Torno mecanico e manutenção
  • Manutenção torno mecanico
  • Manutenção torno convencional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!