Manutenção preventiva

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Sumário
1.RESUMO 2
2.INTRODUÇÃO 3
3.DESENVOLVIMENTO 4
4.CONSIFERAÇÕES FINAIS 7
5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1.RESUMO

A manutenção preventiva em motores tem como objetivo minimizar falhas no equipamento com a avaliação de parâmetros elétricos e mecânicos da máquina. Alguns estudos estatísticos têm demonstrado que a causa mais comum de falhas em motores elétricos está associada aproblemas nos mancais (rolamentos ou "buchas") e áreas correlatas. Após os mancais, é o bobinado do estator e/ou rotor que são os segundos maiores causadores de paradas não programadas dos motores. Desta forma durante a manutenção preventiva em máquinas elétricas rotativas, é extremamente importante à inspeção periódica dos níveis de isolamento do bobinado estatórico/rotórico, a elevação detemperatura (enrolamentos e mancais), lubrificação dos rolamentos, vida útil dos mancais e níveis de vibração. Além destas análises, o sistema de ventilação, desgastes de escovas e anéis coletores também devem ser verificados. Paradas indesejadas no equipamento podem ser evitadas com a inspeção dos itens anteriormente relacionados. A frequência com que devem ser feitas as avaliações depende do tipo domotor e das condições e locais de operação. o trabalho visa a nos mostrar qual a importância da manutenção preventiva e algumas dicas que devemos ter no dia a dia. o trabalho e uma pesquisa bibliográfica baseada em publicações eletrônicas que tratarão do tema sobre motores e manutenção preventiva.

Palavras Chaves:
Manutenção preventiva, Motores, Cuidados com os carros.

2.INTRODUÇÃO
Hoje emdia o motor visa a facilitar a vida de gente do mundo todo, esse trabalho visa a nos mostrar qual a importância da manutenção preventiva e algumas dicas sobre os cuidados do dia a dia. É uma pesquisa bibliográfica baseadas em publicações eletrônicas.

3.DESENVOLVIMENTO

Cuidados com o óleo
Verifique o nível do óleo semanalmente, com o motor frio retire a vareta e com fira se o nível doóleo esta entre o min. e o Max. gravado na vareta, se necessário complete o óleo recomendado pelo de mesma marca ou recomendado pelo fabricante, a maioria dos fabricantes considera normal um consumo de ate 1 litro de óleo para cada 1000 km rodados.
Liquido de arrefecimento
Deve se conferia a água do radiador, com o motor frio e o carro nivelado a água deve estar entre as marcas Min e Max no seureservatório, não confie essas tarefas em frentistas de postos,etc. Pois Muitos motores apresentam problemas sérios ocasionados pelo excesso de óleo ou proporções incorretas de aditivos de radiador.

Correia Dentada
As correias dentadas muito utilizadas em muitos motores e fundamental nos carros, pois matem sincronizadas as manivelas e o eixo comando de válvulas, fica protegida por uma capa sendopossível examinar somente na oficina, se quebrar pode causar sérios danos as válvulas e ate nos pistões, sua troca ocorre em media a cada 50.000 km dependendo do modelo do carro.

Filtro de Ar
Deve ser verificado periodicamente. Pois se estiver sujo deve ser substituído. Um filtro de ar sujo prejudica o desempenho e aumenta o consumo de combustível.

Filtro de combustível
o filtro tem queser nos intervalos recomendado pelo fabricante. O veículos as gasolina a cada 20.000 km e os a álcool entre 7.000km e 10.000km dessa forma estará preservando o sistema de alimentação contra impurezas.esses filtro geralmente fica na parte inferior do veiculo próximo ao tanque, muitas vezes sua reposição e esquecida, e um filtro entupido acaba deixando o motorista a pé.ja os motores com carburador ofiltro fica visível no cofre do motor.

Bateria

Alguns cuidados evitam que você fique na mão a hora que der partida, verifique sempre se os cabos estão limpos e bem fixados aos pólos da bateria, testar anualmente as condições do funcionamento de carga e partida.
Pneus e rodas

Pneus e rodas são equipamentos básicos de segurança.
O estado de conservação e a calibragem correta garante a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manutenção preventiva
  • Manutenção preventiva
  • Manutenção preventiva
  • Manutençao preventiva
  • Manutenção preventiva
  • manutenção preventiva
  • Manutenção preventiva
  • Manutenção preventiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!