Manutenção preventiva

Páginas: 9 (2088 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
Propagação de Ondas I

1 INTRODUÇÃO
Existem duas formas para a propagação duma onda de um ponto emissor a um ponto receptor. Uma é conhecida como Propagação Guiada e está tipicamente associada à propagação em cabos. A outra é conhecida como Propagação em Espaço Livre e está tipicamente associada às comunicações rádio. Cada uma destas formas de propagação apresenta características próprias queimporta conhecer, para que, nas disciplinas de sistemas de telecomunicações em particular, se possa compreender as opções tomadas e simultaneamente se consigam resolver alguns problemas, inerentes ao planeamento desses sistemas. O objecto de estudo da disciplina de Propagação I é a propagação guiada de ondas. Em primeiro lugar apresenta-se um conjunto de fenómenos associado a este tipo depropagação, mostrando-se sempre a consequência prática da sua existência. Definem-se igualmente muitos conceitos associados ao tema. A disciplina centra-se depois nalgum desenvolvimento matemático que permite uma melhor compreensão de alguns pontos e sobretudo, a possibilidade de quantificação de determinados parâmetros associados aos fenómenos de propagação. Termina-se com a resolução de alguns problemas ecom a apresentação de situações práticas esclarecedoras da importância dos temas estudados.

1.1

Propagação Guiada e Propagação em Espaço Livre

Propagação Guiada Na propagação guiada, a onda está confinada a um espaço limitado e a trajectória da sua propagação é a trajectória seguida pelo canal físico (guia de onda) que a suporta - figura 1. Diz-se muitas vezes que a transmissão suportadanesta forma de propagação é feita em circuito fechado. Deste facto resultam alguns aspectos importantes que tornam a propagação guiada mais vantajosa, nalgumas aplicações.

Figura 1 – Esquema ilustrativo da propagação num Guia de Onda

Na propagação guiada não existem perdas de energia por dispersão espacial, ou se existem, são baixas e estão associadas apenas a alguns guias. É também umaforma de propagação mais imune a 1

Introdução interferências e a ruído e há uma maior de segurança da informação. Sendo um canal projectado e construído, conhecem-se melhor as suas características, sendo estas invariantes no tempo. Estas características podem ainda ser melhoradas, tanto através de alterações introduzidas na estrutura guia de onda já conhecida, como pela pesquisa de novasestruturas. Como desvantagens indicam-se a necessidade de construir e instalar o canal, existem perdas devidas aos materiais utilizados na sua construção e a largura de banda ou velocidade de transmissão é limitada em virtude não só da diferente atenuação imposta às diferentes frequências como, nalguns casos pela existência de dispersão temporal da energia propagada. Os exemplos mais típicos de propagaçãoguiada são os que se observam nos Cabos Coaxiais e nos Guias de Onda Metálicos Ocos ou, maior relevo nas telecomunicações actuais, nas Fibras Ópticas.

A

B

C

Figura 2 – Estruturas para propagação guiada. A-Cabo Coaxial; B-Guia de Onda Metálico Oco; C-Fibra Óptica

Propagação em Espaço Livre Na propagação em espaço livre, muitas vezes designada por propagação na atmosfera, já que é oespaço de propagação mais frequentemente utilizado, a onda propaga-se livremente no espaço - figura 3. As antenas permitem a transformação da energia guiada em energia radiada. Esta energia propaga-se em muitas direcções desde a antena emissora até à antena receptora. É a propagação típica associada às radiocomunicações. Mesmo que as antenas sejam construídas de forma a radiar a energia numconjunto de direcções muito restrito, como é caso das antenas parabólicas, após a radiação a energia propaga-se livremente no espaço sem alteração da trajectória que, admita-se neste momento, será em linha recta.

Figura 3 – Esquema ilustrativo da propagação em Espaço Livre

2

Propagação de Ondas I O canal físico de propagação é portanto o espaço livre entre as antenas. É um canal físico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manutenção preventiva
  • Manutenção preventiva
  • Manutenção preventiva
  • Manutençao preventiva
  • Manutenção preventiva
  • manutenção preventiva
  • Manutenção preventiva
  • Manutenção preventiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!