Manutenção industrial

Páginas: 7 (1556 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO DE MINAS GERAIS





CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA


MECÂNICA INDUSTRIAL






MANUTENÇÃO INDUSTRIAL








HÉLCIO SILVA










Belo Horizonte


2013


MANUTENÇÃO INDUSTRIAL



A área de manutenção industrial, embora em algumas empresas relegada a um segundo plano, é de igual importância a outras áreas industriais,tão relevante quanto logística, qualidade, manufatura ou engenharia. A boa manutenção industrial contribui da mesma forma para a produtividade e a qualidade industrial, sendo vital para garantir o fôlego produtivo, através da manutenção e renovação do parque fabril, e fundamental para manter os custos a níveis razoáveis, não apenas pelos custos diretos de manutenção, mas também pela redução dosdesperdícios do processo. Em resumo, evitar quebras e falhas dos equipamentos, esse é o grande objetivo da manutenção, permitindo assim o funcionamento contínuo do equipamento.

Cabe lembrar que a manutenção, em todas as suas metodologias, é parte crucial para o desempenho satisfatório e contínuo de máquinas, equipamentos e importantes linhas de produção.  Além da lucratividade, as empresas,atualmente, buscam sua excelência no mercado corporativo e, para conseguir conquistar o sucesso pleno, um diferencial competitivo em termos de planejamento eficaz de manutenção, pode pesar na balança.
 









TIPOS DE MANUTENÇÃO


De acordo com a forma de agir em relação a uma avaria ou quebra de equipamentos, as intervenções de manutenção podem ser, essencialmente, de duas naturezas:- MANUTENÇÃO NÃO PLANEJADA

- MANUTENÇÃO PLANEJADA

 
1 - MANUTENÇÃO NÃO PLANEJADA

Manutenção não planejada é quando as avarias ocorrem de forma súbita e imprevisível, gerando a paralisação ou quebra do equipamento, trazendo assim prejuízos, sendo necessária a intervenção imediata para a restauração do equipamento. è a chamada manutenção corretiva.

MANUTENÇÃO CORRETIVA

É aquelacuja intervenção é realizada após a quebra ou da falha do equipamento, que tem o objetivo de corrigi-lo, e restituir o funcionamento do equipamento aos padrões  requeridos. Exemplos típicos são: substituição de engrenagem com dente quebrado, recuperação de sistema de arrefecimento com vazamento, etc.

É mais uma entre tantas formas de manutenção em máquinas, ferramentas e equipamento em geral. Érealizada após uma falha ou problema surgido em um equipamento, com o objetivo de restaurar a operacionalidade do sistema. Em alguns casos, pode ser impossível de prever ou prevenir uma falha ou avaria e, nesse caso, a manutenção corretiva torna-se a única opção.

Em outros casos, um sistema de manutenção deficiente pode exigir reparos, como resultado da manutenção preventiva insuficiente e, emalgumas situações, os gestores podem optar por concentrar os esforços apenas na manutenção corretiva, em vez de preventiva ou preditiva, como parte de uma estratégia anteriormente fundamentada no plano de manutenção.
A manutenção corretiva é realizada em intervalos imprevisíveis, porque o tempo de um componente falhar não é conhecido, a priori. O objetivo da manutenção corretiva é restaurar osistema para um funcionamento satisfatório dentro do menor tempo possível. Dessa forma, é normalmente realizada em três etapas. A primeira delas é o diagnóstico do problema.
O técnico de manutenção deve levar algum tempo para localizar as partes do sistema que falharam ou não operaram satisfatoriamente, avaliando a causa da pane do sistema. Depois disso, o responsável pela manutenção passa para afase de reparação e/ou substituição do componente defeituoso.
Uma vez que o motivo da falha do sistema foi determinado, devem ser tomadas medidas para resolver o problema, geralmente, substituindo ou reparando os componentes que originaram a falha. Logo em seguida, é realizada a verificação da ação de reparação. Quando os componentes em questão passam pelo processo de reparo ou substituição,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manutenção Industrial
  • Manutenção industrial
  • Manutenção industrial
  • Manutençao industrial
  • Manutencao Industrial
  • Manutenção Industrial
  • Manutenção Industrial
  • Manutenção industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!