Manutenção industrial

Páginas: 14 (3356 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

MARCUS VINICIUS AQUINO NAIRNE


RESUMO

O presente artigo trata-se da manutenção, logo, expõe métodos utilizados por empresas para cuidar de suas instalações físicas para evitar que ocorram quaisquer imprevistos durante o processo produtivo, aumentando assim a eficiência e maximizando a procura por resultados benéficos às mesmas. O estudo aborda os benefícios damanutenção; os tipos de manutenção e suas vantagens e desvantagens; estratégias de implantação; políticas de manutenção; manutenção produtiva total e aspectos relacionados à mesma.


Palavras-Chave: Manutenção, Políticas de manutenção, Manutenção produtiva total.

1 INTRODUÇÃO

O ato de reparar ou trocar peças antes de sua total falência é conhecido como manutenção. Na mesma quando umcomponente começa a apresentar indícios de que sua vida útil estará chegando ao fim, o mesmo pode ser trocado por uma novo, ou até mesmo reparado. Este ato pode trazer alguns benéficos, a previsão de uma parada de uma determinada maquina ou até mesmo de uma linha de produção.
A manutenção pode ser dispendiosa, mais nunca desnecessária. Algumas estratégias de manutenção são mais indicadas em certoscasos, são elas a manutenção corretiva, preventiva e preditiva. As três tem os mesmos fins, mais os meios são diferentes, suprindo a necessidade de cada momento de uma maneira diferente. Nesse trabalho será abordado de modo mais detalhado o conceito manutenção, bem como seus tipos e outros aspectos relacionados à mesma.

2 DEFINIÇÃO DE MANUTENÇÃO

A manutenção é utilizada pelas organizações como atentativa de cuidar de suas instalações físicas, para evitar que ocorram quaisquer imprevistos durante o processo produtivo, como acrescenta Ferreira (1975, p.883):
Ato ou efeito de manter(-se). As medidas necessárias para a conservação ou a permanência de alguma coisa ou de uma situação. Os cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de motores e máquinas.
Aconservação de instrumentos e ferramentas é uma prática observada, desde os primórdios da civilização, mas, o termo manutenção surgiu somente no século XVI, após a invenção das primeiras máquinas têxteis a vapor. Naquela época, a pessoa que projetava a máquina treinava os funcionários para operar e consertar quando preciso, intervindo apenas em casos mais complexos. Porém, com a criação das máquinaselétricas e a globalização, foi necessário reformular o significado deste termo.
Neste contexto, a definição dada por Monchy (1989, p. 1), define melhor o momento atual das empresas que estão em busca de competitividade no mercado e visam a qualidade total dos produtos:
A Manutenção dos equipamentos de produção é um elemento chave tanto para a produtividade das indústrias quanto para a qualidade dosprodutos. É um desafio industrial que implica rediscutir as estruturas atuais inertes e promover métodos adaptados à nova natureza dos materiais.

3 BENEFÍCIOS DA MANUTENÇÃO

O departamento de manutenção tem importância vital no funcionamento de uma indústria. Se os equipamentos não dispõem de manutenção adequada, automaticamente a capacidade de produção desta organização fica limitada.
Oplanejamento criterioso da manutenção e a execução rigorosa do plano permitem a fabricação permanente dos produtos graças ao trabalho contínuo das máquinas, reduzindo ao mínimo as paradas temporárias da fábrica.
Seguem abaixo alguns dos benefícios que podem ser encontrados através de uma boa política de manutenção:
* Melhor Segurança: Quando se encontram instalações bem mantidas, aprobabilidade destas se comportarem de forma não previsível ou não padronizada é menor, evitando falhas durante o processo e reduzindo os riscos para aqueles que estão ao redor do equipamento;
* Maior Qualidade: Quando se fala em produção de peças por meio de máquinas e equipamentos, com qualquer nível de automação, a qualidade do produto final é determinada, entre outros fatores, pelo desempenho do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manutenção Industrial
  • Manutenção industrial
  • Manutenção industrial
  • Manutenção industrial
  • Manutençao industrial
  • Manutencao Industrial
  • Manutenção Industrial
  • Manutenção Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!