Manutenção industrial

Páginas: 5 (1227 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
SISTEMA DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO DA EMPRESA:

“LAJES DO FUTURO”

EQUIPE DE TRABALHO

| |
| |
| |

Objetivo:
Gerenciar o sistema de manutenção das máquinas e equipamentos produtivos da empresa de lajes pré fabricadas Lajes do futuro, mantendo as máquinas operantes em plena capacidade por 98% do tempo disponível.

Missão
Manter as máquinas em plena capacidade de funcionamento,cumprir com as normas e Leis vigentes no Brasil, primando pela segurança do trabalhador e preservação do patrimônio da empresa.

Razão
Ser um setor contribuinte para o lucro da empresa e contribuinte para o crescimento da empresa.

PROCEDIMENTO DE MANUTENÇÃO DA EMPRESA LAJES DO FUTURO

1 – GERAL
1.1 – Geral
O sistema de gerenciamento da Manutenção baseia-se no ciclo PDCA, onde éprevisto uma melhoria continua da manutenção dos equipamentos melhorando os resultados durante as passagens pelos ciclos de PDCA.

2 – Definições

2.1 – Manutenção corretiva:

É a atuação para correção de falha ou desempenho menor que o esperado:

Manutenção Corretiva não Planejada – correção da falha de maneira aleatória, ou seja, é a correção da falha ou desempenho menor que oesperado após a ocorrência do fato.
Manutenção Corretiva Planejada – é a correção que se faz em função de um acompanhamento detectivo ou até mesmo pela decisão gerencial de se operar até ocorrer à falha ou haver disponibilidade de parada de máquina para manutenção.

2.2 - Manutenção Preventiva:

Realizada para reduzir falhas ou queda no desempenho, obedecendo a um planejamento baseado emperíodos estabelecidos de tempo das máquinas, este é determinado pelos manuais das máquinas.

2.3 - Manutenção Preditiva

É a atuação realizada para reduzir falhas ou queda no desempenho, obedecendo a um planejamento baseado em períodos estabelecidos de tempo determinados por testes com embasamento cientifico e estudos que determinam o MTBF, termo inglês para "Maximum Time betweenFailures", ou seja, "Tempo Máximo de falhas".

2.4 - Engenharia da Manutenção

A engenharia da Manutenção é a responsável por elaborar e manter o cronograma de manutenção da empresa indicando qual o melhor tipo de manutenção para cada equipamento, a freqüência a ser realizada, assim como é responsável por analisar as manutenções corretivas para identificar a raiz da falha e transformar osdados obtidos em planos para manutenção preditiva ou preventiva (o qual se aplicar).

2.5 – Planejamento de Manutenção

O Planejamento de Manutenção (PM) é o responsável por definir as prioridades de manutenção da Lajes do Futuro visando atingir as metas estabelecidas pela Alta Direção para a Manutenção. O planejamento deverá ser feito levando-se em consideração a importância da máquinadentro da cadeia produtiva, o tempo de manutenção e o cronograma de produção informado pelo PCP.
Deverá sempre que possível visar trabalhos de manutenção nas ociosidades de carga para as maquinas e equipamentos.

3 - Definição da estratégia de uso de Manutenção

4.1 – Tipos de manutenção

A empresa Laje do Futuro opta por trabalhar prioritariamente com a manutenção PREDITIVA. Paraque consiga garantir esta estratégia nossa empresa seguirá o Cronograma de compra de equipamentos (anexo 1) para compra de equipamentos que tornem este tipo de manutenção viável.

Sempre que não for possível a manutenção preditiva por motivos de custos dos testes de durabilidade das partes ou incerteza dos resultados obtidos comparados a experiência prática, A Lajes do Futuro irá aplicar amanutenção preventiva baseando-se nas especificações dos fabricantes das máquinas ou componentes.

4.2 – Cronograma de manutenção

As manutenções Preditivas e Preventivas deverão ocorrer conforme tabela indicativa de manutenção por horas de trabalho (anexo 2) de cada máquina.
Deverá ser feito um cronograma de manutenção (anexo 3) baseado na previsão de trabalho em horas de cada máquina. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manutenção Industrial
  • Manutenção industrial
  • Manutenção industrial
  • Manutenção industrial
  • Manutençao industrial
  • Manutencao Industrial
  • Manutenção Industrial
  • Manutenção Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!