Manutenção em bombas

Páginas: 25 (6220 palavras) Publicado: 9 de março de 2013
Relatório de Estagio Supervisionado

Nome: Germano Olinda Fernandes – 0821216/3

Fortaleza, 11/2012

Índice

1 - Introdução.........................................................3

2 - Objetivo.............................................................4

3 - Historia da Empresa (CAGECE)......................5

4 - A CAGECE e o Saneamento Básico noCeará......................................................................12
5 - Manutenção das bombas................................17
6 - Conclusão.........................................................23
7 - Bibliografia........................................................24

1- Introdução

A correlação entre saneamento básico e saúde, aqui representada pela Taxa de Incidência de Hepatite Viral (TIHV)foi estudada para os municípios do Estado do Ceará. Tal análise pretende mensurar a influência da operação da CAGECE na melhoria das condições de saúde da população em relação aos municípios não operados pela companhia. Analisando os resultados, é possível inferir que se a CAGECE passar a ofertar os serviços de saneamento básico ira reduzir a TIHV; logo, investimentos em saneamento afetampositivamente a saúde no Ceará, pois contribui para redução da Taxa de Incidência de Hepatite Viral, o que consolida a importância da CAGECE para a sociedade cearense. A Cagece está presente atualmente em 150 municípios do Estado do Ceará, com índice de cobertura de abastecimento de água de 96,98% em todo o Estado, isto significa mais de cinco milhões de cearenses com acesso à água tratada. Só na Capital, acobertura de abastecimento de água chega a 98,29%, somando um total de 2.494.425 pessoas beneficiadas pelo serviço da Companhia. Já no Interior, este índice chega a 97,02%, representando 2.511.624 beneficiados com água tratada em sua residência. O índice de cobertura do sistema de esgotamento sanitário chega a 37,23% para todo o Estado, totalizando 1.916.189 pessoas atendidas com rede de esgoto.Só na Capital, este índice é de 53,60%, contra 22,76%, apenas no Interior.

2-Objetivo

Amostra a historia da empresa (CAGECE) e compreender o abastecimento de água e a manutenção. O principal objetivo deste trabalho foi demonstrar a influência da CAGECE sobre a taxa de incidência de doença de vinculação hídrica nos municípios do estado do Ceará, no caso analisado a Hepatite viral, de modo quea TIVH é menor nos municípios operados pela CAGECE; sendo assim, criamos uma variável dummy para qualificar o município que não tem CAGECE do qual a CAGECE opera. Diante dessa hipótese, a TIHV (por 100.000 habitantes), é o objeto de estudo desta pesquisa; ou seja, a TIHV é a variável dependente do modelo. E ainda, empregamos informações sócio-econômicas, demográficas, de saúde, localização, einfra-estrutura dos municípios cearenses como variáveis explicativas, bem como para visualizar seus respectivos impactos na TIHV. A análise se deu a partir dos municípios do estado do Ceará, onde, a partir de um modelo de regressão múltipla, estimado por MQG de modo a corrigir o problema de heterocedasticidade, foi possível concluir que se a CAGECE passa a ser ofertado o serviço de abastecimento deágua e esgotamento sanitário, saneamento básico, no município reduz a incidência de hepatite viral. De maneira geral, o impacto dos investimentos em saneamento na saúde é positivo para o Estado do Ceará, uma vez que contribui para a redução da TIVH, analisando isoladamente a Hepatite viral, consolidando a importância do papel da CAGECE para a sociedade cearense, como empresa promotora da saúde.3-História da Empresa (CAGECE)

1866 – 1971
1° sistema de abastecimento

Fonte: cagece
Fortaleza teve seu primeiro sistema de abastecimento de água inaugurado em 29 de setembro de 1866, utilizando as fontes do Sítio Benfica. Já no século XX, ao final dos anos 60, o Ceará contava com 89...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manutenção em Bombas
  • resumo manutenção de bombas
  • Manutenção de bomba hidráulica
  • Manutencao de bombas hidraulicas e pneumaicas
  • Manutenção Preventiva bomba infusao
  • Relatório Manutenção de Bombas
  • Bombas centrífugas: Conceitos Básicos de Operação e Manutenção
  • PLANO DE MANUTENÇÃO DE UM GRUPO MOTOR-GERADOR À DIESEL E BOMBAS DE ÁGUA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!