Manutenção de pessoas - subsistemas de manutenção

Páginas: 8 (1780 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
Manutenção de Pessoas
Subsistema de Manutenção: (Salários, Recompensas, Benefícios)

INTRODUÇÃO
Atualmente as empresas estão constantemente em competitividade, transformações tecnológicas comprovam que para uma organização se manter equilibrada no mercado, terá que apostar alto na fidelização de seus clientes seja ele interno ou externo.
Este trabalho consiste em apresentar o Subsistema deManutenção: (Salários, Recompensas, Benefícios). Este subsistema é de grande importância dentro de qualquer organização, uma vez que o primeiro cliente a ser conquistado e fidelizado deve ser o cliente interno, aquele que diariamente lida com diversas situações da empresa, seja ele nos níveis estratégicos ou aqueles que atuam diretamente na linha de produção em níveis operacionais.

Portanto nodecorrer deste trabalho mostraremos detalhadamente como se dá a aplicação deste subsistema dentro das organizações.

MANUTENÇÃO DE PESSOAS
 
A organização ideal é aquela que não apenas capta e aplica seus recursos humanos adequadamente, mas também os mantém na organização. A manutenção dos recursos humanos na organização exige uma série de cuidados especiais, entre os quais sobressaem osplanos de compensação monetária, de benefícios sociais e higiene e segurança do trabalho. 

Recompensas
O sistema de recompensas inclui o pacote total de benefícios, que a organização coloca à disposição de seus membros, e os mecanismos e procedimentos pelos quais estes benefícios são distribuídos. Não apenas salários, férias, promoções para posições mais elevadas são considerados, mas tambémgarantia de segurança no cargo, transferências para posições laterais mais desafiantes ou para posições que levem a um crescimento e a varias formas de reconhecimento.
As recompensas adotadas pelas organizações enfatizam principalmente a excelência do serviço e o grau de responsabilidade do funcionário. A maioria das organizações adota dois tipos de recompensas: 

a) Recompensas diretamentevinculadas ao critério dos objetivos de realização empresarial – como o lucro ou prejuízo.
b) Recompensas aplicadas em decorrência do tempo de serviço da pessoa e que são concedidas automaticamente em certos intervalos, desde que a pessoa não tenha tido um desempenho insatisfatório.

 Dois outros tipos de recompensas podem ser adotadas:

c) Recompensas que exigem diferenciação no desempenhoe envolvem melhorias salariais com valor motivacional.
d) Recompensas relacionadas objetivos e quantificáveis, sejam departamentais, divisionais ou globais.

 Na concessão de tais recompensas estão implícitas três espécies de atividades a serem contempladas:

1. Alcance dos objetivos;
2. Manutenção do sistema interno;
3. Adaptação ao ambiente externo.  
 
Compensação

Um dosaspectos mais importantes da filosofia de uma organização é o que se relaciona com a política de salários. O nível de salários é o elemento essencial tanto na posição competitiva da organização no mercado de trabalho como nas relações da organização com seus próprios empregados.
  Compensação é a área que lida com a recompensa que o individuo recebe como retorno pela execução de tarefasorganizacionais. É basicamente uma relação de intercambio entre as pessoas e a organização. Cada empregada transaciona com seu trabalho para receber recompensas financeiras e não financeiras. A compensação financeira pode ser direta ou indireta.
A compensação financeira direta consiste no pagamento que cada empregado recebe na forma de salário, bônus, prêmios e comissões. O salário representa o elementomais importante. Salário é a retribuição em dinheiro ou equivalente paga pelo empregador ao empregado em função do cargo que este exerce e dos serviços que presta durante determinado período de tempo. O salário pode ser direto ou indireto. O salário direto é aquele percebido como contraprestação do serviço no cargo ocupado. No caso dos empregados horistas, corresponde ao salário equivalente ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Subsistema e manutencão de recursos humanos
  • Subsistema de manutenção de recursos humanos
  • subsistema de manutenção de RH
  • Desenvolvimento e Manutenção de Pessoas
  • O IMPACTO DOS BENEFÍCIOS NA CONTRATAÇÃO E NA MANUTENÇÃO DE PESSOAS
  • Manutenção
  • Manutenção
  • manutenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!