Manutenção de motores elétricos. pdf

Páginas: 9 (2143 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
8. MANUTENÇÃO EM MOTORES ELÉTRICOS
8.1 INTRODUÇÃO Os motores elétricos são responsáveis por grande parte da energia consumida nos segmentos onde seu uso é mais efetivo, como nas indústrias, onde representam em média mais de 50% do consumo de eletricidade dessas instalações. São, portanto, equipamentos sobre os quais é preciso buscar, prioritariamente, a economia de energia. Nos motores elétricosas operações de controle de materiais e equipamentos têm na sua maioria um efeito direto sobre o estudo mecânico e elétrico destes equipamentos, agindo direta ou indiretamente sobre seus rendimentos. Neste capítulo são apresentadas ações que, se adotadas pelos técnicos de manutenção, resultarão na melhoria do rendimento dos motores existentes em suas instalações, proporcionando economia deenergia elétrica. Cabe ainda observar que 90% dos motores elétricos instalados são assíncronos com rotor em curto-circuito, sendo portanto este tipo de equipamento objeto da análise a seguir apresentada. A figura abaixo mostra as principais perdas que ocorrem nos motores elétricos assíncronos:

8.2 CARREGAMENTO CONVENIENTE DOS MOTORES Um motor elétrico é dimensionado para fornecer um conjugadonominal Cn, a uma velocidade nominal Nn. Isto é, para uma potência nominal Pn, temos: Pn = Cn x Nn As perdas elétricas (ou perdas térmicas) variam com o quadrado do conjugado resistente (carga). Num motor bem dimensionado, o conjugado resistente deve ser menor que o conjugado nominal. Se for igual ou ligeiramente superior, o aquecimento resultante será considerável. Por outro lado, um motor"sub-carregado" apresente uma sensível redução no rendimento. O carregamento ideal deveria corresponder à carga do trabalho a ser efetuado, o que nem sempre é fácil de determinar. Se o trabalho exigido da máquina acionada apresente sobrecargas temporárias, a potência do motor deve ser ligeiramente superior à potência necessária. É importante limitar o crescimento das perdas, realizando adequada manutenção dasmáquinas e componentes mecânicos de acionamento, como por exemplo: regulagem das folgas, lubrificação adequada, verificação dos alinhamentos, etc. Finalmente, devemos lembrar que motores individuais são geralmente mais econômicos em energia do que as transmissões múltiplas. A título de ilustração, apresentamos no quadro a seguir a diminuição do rendimento de um motor assíncrono trifásico de 75CV, 4 pólos, em função do carregamento apresentado em regime normal de operação. VARIAÇÃO DO RENDIMENTO DE MOTORES DE 75 CV Carregamento (%) 70 50 25 8.3 VENTILAÇÃO ADEQUADA Nos motores auto-ventilados, o ar de resfriamento é fornecido por um ventilador interno ou externo acionado pelo eixo do motor. O fluxo de ar arrasta consigo poeira e materiais leves que obstruem aos poucos as aberturas oucanais e impedem a passagem do ar e a dispersão normal de calor, o que aumenta fortemente o aquecimento do motor. Por outro lado, é comum encontrar nas indústrias motores instalados em espaços exíguos que limitam a circulação do ar, provocando aquecimentos excessivos. Diminuição do Rendimento (%) 1 2 7

Nos motores que utilizam ventilação forçada externa, a parada do grupo motoventilador pode causaros mesmos problemas. Portanto, para assegurar o bom funcionamento das instalações, devem ser tomadas as seguintes precauções:
• • • •

limpar cuidadosamente os orifícios de ventilação; limpar as aletas retirando a poeira e materiais fibrosos; cuidar para que o local de instalação do motor permita livre circulação de ar; verificar o funcionamento do sistema de ventilação auxiliar e a livrecirculação do ar nos dutos de ventilação.

8.4 CONTROLE DA TEMPERATURA AMBIENTE De forma geral, a temperatura limite suportada pelos isolantes do motor é calculada para o funcionamento num ambiente com temperatura de 40ºC. Portanto, é importante verificar e controlar a temperatura ambiente para não ultrapassar os valores para os quais o motor foi projetado. 8.5 CUIDADO COM AS VARIAÇÕES DE TENSÃO O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • manutençao em motores eletricos
  • Manutenção de motores elétricos
  • Manutenção de motores eletricos
  • Manutençaõ de motores elétricos
  • Manutenção em motores elétricos
  • Manutenção e motores
  • Motores elétricos
  • Motores Elétricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!