Manuseio de Bico de Bunsen e Transições eletrônicas: ensaio de chama.

Páginas: 7 (1504 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2014
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
ENGENHARIA QUÍMICA













Manuseio de Bico de Bunsen e
Transições eletrônicas: ensaio de chama.









NOMES: Lisandra Bueno
Lucas Kruger
Maria Eduarda
Renato Ortiz
















PONTA GROSSA
13 de junho de 2013
Manuseio de bico de Bunsen etransições eletrônicas: ensaio de chama.
Resumo:
A prática realizada tinha por objetivo aprender a forma correta de se operar o Bico de Bunsen e identificar os diferentes metais por meio da radiação visível liberada por cada um ao serem aquecidos. Foi possível praticar a forma correta de se acender e apagar o Bico de Bunsen, bem como observar como a quantidade de oxigênio (comburente) que entra noequipamento influencia na cor da chama. Na segunda etapa do experimento foi possível observar , por meio do chamado teste ou análise de chama, os diferentes espectros emitidos pelos diferentes metais utilizados na prática ao serem aquecidos na chama do Bico de Bunsen, o que evidencia os saltos realizados pelos elétron ao receberem energia e a posterior liberação dessa energia sob a forma de luz visível.Introdução:
A luz é uma energia radiante, que ao atuar em nossos órgãos visuais, dá a sensação de visão.
A luz que percebemos tem como característica frequência que vai da faixa de (vermelho) até (violeta). Esta faixa é a de maior emissão do Sol, por isso os órgãos visuais de todos os seres vivos estão adaptados a ela, e não podem ver além desta.
As características ondulatórias da radiaçãoeletromagnética estão relacionadas com as oscilações periódicas do seu campo magnético e do campo elétrico, dando origem a duas características da onda: o comprimento e a frequência. Para tanto é a frequência da luz que determina a sua cor.
Os nossos olhos enxergam uma grande quantidade de cores, pois eles reagem de forma diferente a cada frequência. As cores observáveis pelo humano estão em umafaixa que varia entre as maiores que o infravermelho e menores que o ultravioleta e entre os comprimentos de 700 nm e 420 nm.
Cor
Comprimento de onda(
)Frequência
Violeta
420 nm
7,1x10-14 Hz
Azul
470 nm
6,4x10-14 Hz
Verde
530 nm
5,7x10-14 Hz
Amarelo
580 nm
5,2x10-14 Hz
Laranja
620 nm
4,8x10-14 Hz
Vermelho
700 nm
3,0x10-14 Hz
Tabela- Comprimentos de onda e frequênciacaracterísticas de cada cor de radiação eletromagnética.
Quando um objeto é aquecido, este emite radiação que pode ser verificado pela mudança de sua cor. Observa-se também que sua cor depende diretamente de sua temperatura, conclui-se, portanto que a sua frequência e o comprimento da radiação eletromagnética estão diretamente ligados a quantidade de energia absorvida pelo corpo durante o aquecimento.
Em1900, o físico Max Planck propôs que a energia liberada ou absorvida por um átomo era dada em múltiplos de uma constante que ele havia desenvolvido, um valor equivalente a (representada pela letra h) sendo este considerado o valor do que ele chamou de um quantum, que seria o valor mínimo de absorção para obter a real frequência da radiação eletromagnética do átomo, portanto sendo dada emmúltiplos desse valor a equação que definia essa quantidade de energia absorvida pelo átomo é dada por:
E=hxv
Posteriormente o físico Niels Bohr ganhou o prêmio Nobel ao utilizar-se da constante de Planck, com a finalidade de explicar a sua teoria da estrutura atômica, a mais aceita atualmente. Bohr conseguiu explicar a teoria proposta por Rutherford, ainda um desafio para ser explicada na época, pois omodelo atômico de Rutherford era baseado na física clássica, o que não explica o real movimento dos elétrons no átomo.
Os seus estudos tiveram início com as observações dos espectros de linhas, um fenômeno pelo qual um gás é colocado dentro de um tubo e submetido a uma alta pressão, posteriormente aplica-se sobre este uma alta voltagem que faz com que ogás emita determinadas cores por causa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teste de chamas e manuseio do bico de bunsen
  • Manuseio do bico de bunsen
  • Teste de chamas, bico de bunsen
  • Laboratório chama bico de Bunsen
  • Relatório Manuseio do Bico de Bunsen
  • Manuseio do Bico de Bunsen
  • Bico de Bunsen e Teste de Chama
  • MEDIDAS DE VOLUME E MANUSEIO DO BICO DE BUNSEN

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!