Manuscritos econômico-filosóficos

Páginas: 10 (2361 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Trabalho de Filosofia
Estudo do texto “Manuscritos Econômico-Filosóficos”
Karl Marx










Palavras-chave e teia de significados:



Autenticidade:

Dicionário filosófico: A vida é autentica quando tem sentido e é emocionalmente apropriada. A autenticidade é contrastada, sobretudo com a inautenticidade, ou alienação: um estado em que a vida, destituída de objetivos e deresponsabilidade, é despersonalizada e desumanizada.


Alienação:
Dicionário marxista: No sentido que lhe é dado por Marx, ação pela qual (ou estado no qual) um indivíduo, um grupo, uma instituição ou uma sociedade se tornam (ou permanecem) alheios, estranhos, enfim, alienados [1] aos resultados ou produtos de sua própria atividade (e à atividade ela mesma), e/ou [2] à natureza na qual vivem,e/ou a outros seres humanos, e – além de, e através de, [1], [2] e [3] – e também [4] a si mesmos (às suas possibilidades humanas constituídas historicamente). Assim concebida, a alienação é sempre alienação de si próprio ou auto alienação, isto é, alienação do homem (ou de seu ser próprio) em relação a si mesmo (às suas possibilidades humanas), através dele próprio (pela sua própria atividade). E aalienação de si mesmo não é apenas uma entre outras formas de alienação, mas a sua própria essência e estrutura básica. Por outro lado, a “auto-alienação” ou alienação de si mesmo não é apenas um conceito (descritivo), mas também um apelo em favor de uma modificação revolucionaria do mundo (desalienação).
Dicionário de Filosofia: A alienação (do alemão Entfremdung, que também pode ser traduzidopor afastamento) exprime sobretudo a idéia de algo que está separado de outra coisa ou que é estranho a essa coisa: estou alienado de mim na medida em que não posso compreender ou aceitar a mim mesmo; o pensamento está alienado da realidade, pois a reflete de forma inadequada; estou alienado de meus desejos uma vez que eles não são autenticamente meus, sendo antes impostos a mim do exterior;estou alienado dos resultados de meu trabalho porque estes se tornam mercadorias; e posso estar alienado de minha sociedade pois em vez de fazer parte de uma unidade social que a constrói, me sinto controlado por ela.
Dicionário geral da língua: Ação de alienar: alienação de uma propriedade. Perda da razão, loucura: alienação mental. Estado da pessoa que, tendo sido educada em condições sociaisdeterminadas, se submete cegamente aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas. Alienação a título gratuito, doação.


Trabalho:
Dicionário marxista: Como uma mercadoria encerra ao mesmo tempo um valor de uso e um valor, o trabalho que a produz tem duplo caráter. Qualquer ato de trabalho é uma “atividade produtiva de um determinado tipo, que visaa um objetivo determinado”. Esse aspecto de atividade de trabalho é “uma condição de existência humana independentemente de qual seja a forma de sociedade; é uma necessidade natural eterna que media o metabolismo entre homem e natureza e, portanto, a própria vida humana”.
Dicionário geral da língua: atividade humana para produzir algo; esforço necessário para; realizar algo; atividadeprofissional; conjunto de atividades profissionais.


Salário:
Dicionário marxista: Os salários são a forma monetária pela qual os trabalhadores são pagos pela venda de sua força de trabalho. O operário, por exemplo, por um dia de trabalho, ganha um salário. Esse valor, porém, se passa a ser de caráter ilusório, já que o trabalhador é pago apenas por sua jornada de trabalho. Dessa forma, emboraaparentemente o operário seja pago por um dia de trabalho, na realidade ele está sendo pago pela sua força de trabalho, cujo valor é apenas igual ao valor do produto de parte do seu dia de trabalho. Portanto, o operário está sendo pago, na realidade, apenas por parte do dia de trabalho, a parte correspondente ao que Marx chamava de trabalho necessário. Durante o restante do tempo o trabalho do operário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manuscritos econômicos filosóficos
  • Manuscritos Econômicos-Filosóficos
  • Manuscritos economicos filosoficos fichamentho
  • RESUMO: MANUSCRITOS ECONÔMICOS – FILOSÓFICOS
  • MANUSCRITOS ECÔNOMICO- FILOSOFICOS
  • Resenha dos Manuscritos Econômicos Filosoficos
  • Manuscritos Econômico-Filosóficos
  • Manuscritos Econômicos Filosóficos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!