Manufatura Enxuta

Páginas: 11 (2599 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013
MANUFATURA ENXUTA E O USO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Resumo
Com um mercado competitivo as empresas buscam cada vez mais ferramentas que possibilitem vantagens nos sistemas produtivos. Desta forma, a filosofia Lean Manufacturing ou produção enxuta vem sendo utilizada de forma consistente. A manufatura enxuta constitui em um conjunto de técnicas de chão de fábrica, referenciadas do SistemaToyota de Produção que tem como objetivo a eliminação dos desperdícios produtivos. Este trabalho teve como principal objetivo analisar o setor produtivo de uma empresa do setor automobilístico. Para tanto se utilizou de uma pesquisa descritiva, por meio de um estudo de caso. Como resultado observou-se que a aplicação das ferramentas Lean proporcionaram ganhos de produtividade para empresa.
PalavrasChave: Manufatura. Enxuta. Lean. Qualidade. Kanban.
Introdução
O sistema de produção enxuta (lean), originário do Sistema Toyota de Produção, tem como proposta ser um sistema sócio-técnico integrado, cujo principal objetivo é eliminar desperdício pela constante redução ou minimização de consumidores, fornecedores e variabilidade interna (SHAH e WARD, 2007).
Qualquer empresa possui uma funçãoprodução para produzir seus bens ou serviços, ou um misto entre esses dois componentes. “A função produção é central para a organização porque produz os bens e serviços que são a razão de sua existência” (SLACK, 1999, p. 29).
A manufatura enxuta é composta por um conjunto de recomendações e princípios que as empresas industriais devem seguir com o intuito de se tornarem mais enxutas e ágeis. Alémda redução de custos, a adoção da manufatura enxuta resulta em flexibilidade do sistema para adaptar-se as variações da demanda, com rápido atendimento aos clientes decorrente da redução do lead time, bem como na produção de produtos confiáveis de qualidade. Uma vez que estes requisitos (custo, qualidade, flexibilidade e desempenho de entrega) são os critérios competitivos qualificadores no mercadoglobalizado, a maioria das empresas vem buscando a adoção da manufatura enxuta em seu ambiente produtivo.
De uma maneira geral pode-se dizer que a implantação da manufatura enxuta consiste na eliminação de desperdícios através da produção Just-in-Time, ou seja, apenas a tempo de atender as necessidades dos clientes. Uma das formas mais eficientes de garantir isto é o emprego do sistema puxado deprodução com lotes nivelados com a demanda, controlado pelo sistema kanban.
Revisão Literária
Os Princípios da Produção Enxuta
Toda produção, executada tanto na fábrica como no escritório, deve ser entendida como uma rede funcional de processos e operações. Processos transformam matérias-primas em produtos. Operações são ações que executam essas transformações (SHINGO, 1996, p.38).
ProduçãoEnxuta é um sistema de administração da produção que promove um combate total aos desperdícios. É uma forma de especificar valor, alinhar na melhor sequencia as ações que criam valor, realizar essas atividades sem interrupção toda vez que alguém as solicita e realizá-las de forma cada vez mais eficaz (WOMACK, 1998).
Minimização dos Custos
Reduzir os custos significa aumentar os lucros, destaforma, qualquer empresa está preocupada em reduzir seus custos.
Preço – Lucro = Custo
A redução dos custos sempre começa na redução dos desperdícios (superprodução, espera, transporte, processamento, movimento, produzir produtos defeituosos e estoque) aos quais foram identificados por Taiichi Ohno e divulgados por Shingeo Shingo (1996).
[...] O conhecimento operário é uma alavanca de inovações,melhoria contínua e busca de valor agregado, através de seu uso na eliminação dos outros sete tipos de desperdícios, que seria o baixo aproveitamento do uso do conhecimento operário na busca de resultados (MUNIZ, 2004, p. 2).
Just in Time
Na década de 70, surgiu no Japão, o sistema Just in Time, desenvolvido pela Toyota Motor Company. [...] O JIT é muito mais que uma técnica ou um conjunto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manufatura Enxuta
  • Manufatura enxuta
  • Manufatura Enxuta
  • Manufatura enxuta
  • Manufatura enxuta
  • MANUFATURA ENXUTA
  • Manufatura enxuta
  • Manufatura enxuta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!