Manufatura enchuta

7243 palavras 29 páginas
Ferramentas da produção Enxuta

1. Value Stream Mapping - O Mapa do Fluxo de Valor

“O mapeamento do fluxo de valor, é mais do que uma técnica na gestão de empresas líderes.
Ela traduz respeito aos clientes e acionistas que não aceitam pagar os custos do desperdício.” (Ricardo Guimarães Xerox do Brasil)”

O mapa do fluxo de valor é uma ferramenta simples que utiliza papel e lápis e ajuda a enxergar e entender o fluxo de material e informação na medida em que o produto segue o fluxo de valor. O que se entende por mapeamento do fluxo de valor é simples: deve-se apenas seguir a trilha da produção de um produto, desde o consumidor até o fornecedor, e, cuidadosamente desenha-se uma representação visual de cada processo no fluxo de material e informação. Depois, através de um conjunto de questões desenha-se o mapa do “estado futuro” , uma representação visual de como o fluxo deve ser.
Esta ferramenta é importante porque: 1. Ajuda a enxergar mais do que os processos individuais, solda, montagem, etc. Você pode enxergar o fluxo. 2. Ajuda a identificar mais do que os desperdícios. Mapear ajuda a identificar as fontes de desperdícios no fluxo de valor 3. torna as decisões sobre o fluxo visíveis, de modo que você pode discuti-las. De outro modo, muitos detalhes e decisões no seu chão de fábrica só acontecem por omissão. 4. Junta conceitos e técnicas enxutas, que ajuda a evitar a implementação de algumas técnicas isoladamente. 5. Mostra a relação entre o fluxo de informação e o fluxo de material. Nenhuma outra ferramenta faz isso.
As etapas do mapeamento do fluxo de valor são mostradas na figura abaixo.

Etapas do mapeamento do fluxo de valor
Para se fazer o mapeamento do fluxo de valor utiliza-se um conjunto padronizado de símbolos. Deve-se lembrar que nada impede de que outros símbolos sejam criados na hora do mapeamento, mas o importante é que todos os envolvidos no projeto possam compreendê-los.

Relacionados

  • Processo de reutilizacao do arroz
    1820 palavras | 8 páginas
  • Projeto Integrado II modulo I
    5786 palavras | 24 páginas
  • Exercicio
    17105 palavras | 69 páginas
  • Contabilidade de custos
    17043 palavras | 69 páginas