Manuel Antonio de almeida

Páginas: 3 (689 palavras) Publicado: 6 de junho de 2014
Sobre Manuel Antônio de Almeida
Manuel Antônio de Almeida nasceu em 17 de novembro de 1830 no Rio de Janeiro. Enquanto fazia a Faculdade de Medicina começou a carreira de jornalista levado pordificuldades financeiras. Formou-se em 1855, mas nunca chegou a exercer a profissão de médico.

Durante 1852 e 1853 publicou anonimamente (assinava como “um Brasileiro”) os folhetins que dariam origemao livro Memórias de um Sargento de Milícias (1854-55). Na terceira edição, que saiu postumamente em 1863, o nome verdadeiro do autor passou a constar na obra. Ainda durante essa mesma época, publicouuma peça, alguns poemas, um libreto de ópera e escreveu sua tese de Doutorado em Medicina.

Em 1858 foi nomeado Administrador da Tipografia Nacional, onde conheceu Machado de Assis. Em 1859 énomeado 2º Oficial da Secretaria da Fazenda e, no dia 28 de novembro de 1861, acaba falecendo no naufrágio do navio Hermes.

Seu único livro é "Memórias de um Sargento de Milícias" (1852), mas publicoutambém diversos contos, crônicas, poesias e ensaios. Além disso, escreveu uma peça teatral chamada "Dois Amores" (1961).

O espaço físico apresentado na obra é o meio urbano brasileiro do século XIX.A história se passa no Rio de Janeiro, e descreve seus principais pontos, como igrejas, principais ruas, mas descreve também pontos bem à margem da sociedade, como acampamentos de ciganos e bares.Neste trecho, o autor descreve um acampamento cigano:
Moravam ordinariamente um pouco arredados das ruas populares, e viviam em plena liberdade. As mulheres trajavam com certo luxo relativo aos seushaveres: usavam muito de rendas e fitas; davam preferência a tudo quanto era encarnado, e nenhuma delas dispensava pelo menos um cordão de ouro ao pescoço; os homens não tinham outra distinção mais doque alguns traços fisionômicos particulares que os faziam conhecidos.
O autor retrata as classes média e baixa existentes na época, contrariando muitos românticos que retratavam a aristocracia. Quase...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antônio Manuel de Almeida
  • Manuel antonio de almeida
  • Apresenta o manuel Antonio de Almeida
  • Biografia de manuel antonio de almeida
  • Vida e Obra Manuel Antonio de Almeida
  • Resumo memórias de um sargento de milicias de manuel antônio de almeida.
  • Manuel de almeida
  • Análise do romance “memórias de um sargento de milícias” de Manuel Antônio de Almeida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!