ManualNPJ

3991 palavras 16 páginas
1

MANUAL DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA MNPJ
INTRODUÇÃO
Destina-se o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) a organizar, coordenar e supervisionar o estágio obrigatório para os quatro últimos semestres do curso, integrante do currículo pleno, em um total mínimo de 300 horas de práticas simuladas e reais desenvolvidas pelo aluno.
As atividades desenvolvidas no NPJ englobam o treinamento de atividades profissionais de
Advocacia, Magistratura, Ministério Público e demais profissões jurídicas, abrangendo, ainda, o controle das atividades complementares extracurriculares.
O presente Manual do Núcleo de Prática Jurídica foi elaborado visando auxiliar os alunos, professores e funcionários a se orientarem em meio à gama de atividades práticas que devem ser cumpridas para obtenção do titulo de Bacharel em Direito pelo Instituto de Ensino Superior de
Bauru (IESB).

TÍTULO I
DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ADMINISTRATIVA
DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

CAPÍTULO I
DA ESTRUTURA FÍSICA
Art. 1º O núcleo de prática jurídica – NPJ do IESB compõe-se de:
I – secretaria;
II – cartório modelo;
III – sala de audiências;
IV – delegacia modelo;
V – sala prática jurídica.
SEÇÃO I
DA SECRETARIA

Art. 2º A secretaria funcionará de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h e aos sábados das 08h às
12h.
Art. 3º A secretaria será composta por um(a) funcionário(a) devidamente qualificado para auxiliar os alunos sobre quaisquer questões que envolvam o NPJ.
Art. 4º A secretaria é responsável pelo registro, organização e armazenamento de todas as informações acerca das atividades desenvolvidas pelas unidades executivas do NPJ.

2

SEÇÃO II
DO CARTÓRIO MODELO
Art. 5º O cartório modelo seguirá os mesmos padrões de funcionamento dos cartórios existentes nos Fóruns Judiciais e contará com um acervo de autos verídicos já encerrados.
Art. 6º O objetivo precípuo é propiciar aos alunos o contato com peças processuais, despachos e decisões reais, visando conferir-lhes noções profissionais práticas.

SEÇÃO III
DA SALA

Relacionados